segunda-feira, 01/06/2015
Creche Escola

Governo inaugura creche e anuncia parceria com Apaes na região de Rio Preto

Novo prédio de educação infantil atenderá crianças de Mirassolândia

No último sábado (30), o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou mais uma unidade de ensino infantil que faz parte do programa Creche Escola. No mesmo evento, foi anunciado o convênio com APAEs e outras entidades assistenciais, com repasses no valor de mais de R$ 5,3 milhões.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Localizado na cidade de Mirassolândia, na região de São José do Rio Preto, a nova creche é chamada de EMEIEF Maria Luiza e tem capacidade para 150 crianças de 0 a 5 anos. A unidade conta com sete salas e dois berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros, área de serviço e acessibilidade para melhor atender os portadores de deficiência. A unidade recebeu investimento total de R$ 1,5 milhão.

“O Programa Creche Escola faz com que a união de esforços beneficie as crianças e toda a população do município. A parceria garante às prefeituras a possibilidade de ampliar a oferta de vagas para o Ensino Infantil e levar educação de ainda mais qualidade para o interior paulista”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Pelo programa, a Educação fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Já os governos municipais devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. O objetivo é ampliar o atendimento, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Repasse para Apae

Além do ensino infantil de Mirassolândia, outras entidades assistenciais de 15 municípios foram beneficiadas com os repasses financeiros destinados ao atendimento de alunos com deficiências. Os recursos repassados pela Secretaria são utilizados para pagamento de professores, diretores e coordenadores pedagógicos, além da manutenção das classes. No total, são 1,4 mil estudantes contemplados.

– Confira a lista de entidades assistenciais beneficiadas com o repasse financeiro

Todas as instituições conveniadas oferecem atendimento pedagógico e educacional para alunos com deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais de desenvolvimento associados à deficiência intelectual e que necessitam de apoio permanente.