Em comemoração ao bicentenário da cidade de Franca, celebrado em 28 de novembro, a Escola Estadual Professor Luiz Paride Sinelli criou um álbum de figurinhas repleto de referências a personalidades da política e cultura francana, além de festas, cortejos e monumentos marcantes da história do município.
De acordo com o professor de história, Marlon Antônio Ferreira, a ideia nasceu da provocação feita pelo material didático do Currículo Paulista sobre a “memória da cidade”, ainda no primeiro bimestre deste ano. “Tivemos a oportunidade de trazer o tema ‘memória’ para o contexto dos estudantes, explorando as histórias e personalidades em comum que eles têm conhecimento. Desde então, passamos a planejar uma forma de comemorar o aniversário de Franca”, descreve Ferreira, que contou também com a ajuda da professora de geografia Elisabete Aparecida de Paula na concepção do projeto.
Após meses de pesquisa, 31 personalidades políticas e culturais da cidade e 21 monumentos foram selecionados para integrar o álbum que foi entregue para os estudantes e gestão escolar em setembro. A escola contou também com a parceria de aproximadamente 35 comerciantes locais, que arrecadaram R$ 8 mil para as impressões de 400 cópias do álbum, além de mais de 4.000 figurinhas adesivas.
“O cuidado com a história é o que nos motivou a fazer isso, além de despertar o sentimento de pertencimento nos estudantes. O projeto foi tão bem aceito que parceiros da comunidade toparam nos ajudar nessa celebração”, acrescenta o professor Marlon Antônio.
A estudante da 3ª série do Ensino Médio Julia Rodrigues Inácio notou que o álbum de figurinhas despertou o interesse dos estudantes tanto pela história de Franca, quanto pela melhora do desempenho escolar. “Isso é muito legal, pois reforçou o quão importante é a história da cidade, afinal moramos aqui. Eu e minhas amigas passamos a descobrir novos lugares, as suas histórias, além das pessoas importantes que nasceram ou viveram em Franca”, descreve a aluna.
Desempenho e gamificação
O professor Marlon Antônio explica que, para completar o álbum, os estudantes precisam ultrapassar algumas etapas no aprendizado e na frequência escolar, em um processo de gamificação.
A contabilização é feita por meio de duas ferramentas — Tarefa SP e Aluno Presente — e os resultados já demonstram o envolvimento dos estudantes no projeto como parte do ensino-aprendizagem e na presença dos alunos em sala de aula.
“Na escola, temos desenvolvido uma série de ações estabelecidas pela Secretaria da Educação, além das ações internas para manter o aluno da escola e avançar no seu desempenho e o projeto de figurinhas é parte importante dessas atividades, que têm resultado na melhora dos nossos índices”, afirma a diretora da escola, professora Viviane Marques Nunes Carrijo.
Para efeito de comparação, durante todo o ano passado, os alunos da EE Professor Luiz Paride Sinelli fizeram 15.279 lições na ferramenta Tarefa SP. Neste ano, até a última semana, o número de lições feitas pelos cerca de 250 alunos da unidade já é 4,14 vezes maior e o ano letivo só acaba no mês de dezembro.
O mesmo ocorreu com a presença: enquanto no ano passado, do início do ano letivo até a semana de 10 de novembro, a média de frequência na escola era de 87,6%, neste ano, a média da presença de fevereiro até esta semana é de 94,1% – um aumento de 6,5% no número de alunos que frequentam a escola todos os dias.