• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/10/2024
Ensino Médio

Alunos da rede estadual de Araçatuba lançam coletânea de textos em festival literário da cidade

Projeto Jovem Escritor busca revelar novos talentos da literatura e reúne 11 histórias originais de alunos de escolas estaduais de Araçatuba

O interesse e o engajamento de alunos da rede estadual de ensino foram os responsáveis por garantir a publicação de 11 histórias originais de alunos do estado por meio do Projeto Jovem Escritor 2024, cujo resultado será o lançamento de um livro nesta quarta-feira (30) durante a 7ª edição do Festival Literário de Araçatuba (Felita).

Encabeçado pela escritora e cineasta Fernanda Machado e pelo escritor e historiador Tacilim Oréfice, o projeto surgiu em 2017 durante uma série de palestras realizadas em escolas públicas na semana literária do município de Araçatuba. “Descobri que muitos deles gostariam de escrever alguma história e publicá-la”, comenta a idealizadora. 

Além de contribuir para o desenvolvimento profissional, o projeto Jovem Escritor se reflete no aprofundamento do conhecimento da escrita, da fluência leitora e da língua portuguesa pelos alunos, convergindo para as diretrizes pedagógicas das escolas. “O vínculo principal é com as disciplinas de língua portuguesa e redação e leitura. Tanto na disciplina de língua portuguesa quanto na plataforma de redação, é ali que nosso aluno vai materializar tudo o que desenvolveu ao longo das aulas. No Projeto Jovem Escritor, ele também vai colocar em prática todas as habilidades desenvolvidas em sala de aula”, afirma o professor Gustavo Petter. 

Leitura, análise e características do romance, reflexão literária, desde a função da literatura até características de autores emblemáticos, produção literária do gênero conto, culminando na produção textual do conto na Plataforma Redação Paulista, são exemplos de temas abordados em sala de aula a aprofundados no Projeto Jovem Escritor, cuja apostila foi desenvolvida segundo as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mercado de trabalho

Mais do que contribuir para aprofundar o conhecimento da língua portuguesa, a ideia do Projeto Jovem Escritor é contribuir com a formação artística e cultural, fomentar a arte da escrita e a profissionalização dos jovens para que atuem no mercado como escritores, redatores e até mesmo ilustradores. Ao todo, foram inscritos 15 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, com idade entre 14 e 17 anos.

Dos 13 futuros escritores com assiduidade máxima, 11 finalizaram histórias que entraram para coletânea de mais de 200 páginas reunindo criações originais que serão publicadas primeiramente em plataformas digitais e, futuramente, de forma impressa. No processo, além de participar de oito oficinas com professores convidados abordando diferentes temáticas sempre permeadas pela jornada do herói, objeto de estudo da escritora e cineasta, os inscritos contaram com vários mecanismos de incentivo, como premiações e sorteios de livros. 

Lançamento coletânea Projeto Jovem Escritor
Quando: quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Horário: 17h
Onde: Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral
Endereço: rua Armando Salles de Oliveira, 277, Bairro das Bandeiras, Araçatuba-SP