• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/03/2020
Avisos de Pautas

Escola de Americana realiza palestra de orientação sobre o Covid-19

Ação aconteceu na última quarta-feira na Escola Estadual João XXIII

Hoje (06) é o último dia da Semana D de prevenção ao Coronavírus, uma iniciativa de toda a rede para promover uma semana de atividades, com palestras de especialistas, dicas de higiene e cuidados, entre outras informações e esclarecimentos para a comunidade escolar. Diversas escolas estão realizando atividades de prevenção e conscientização da comunidade escolar, em esforço coletivo da rede.

Em Americana, os 450 estudantes da Escola Estadual João XXIII receberam orientação. A ação aconteceu na quarta-feira, dia 04), e contou com um enfermeiro, que foi até a unidade tirar dúvidas sobre a doença e passar informações, principalmente, sobre formas de prevenção da doença, que por enquanto já teve casos confirmados em 16 países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Além da palestra, os professores da unidade de ensino trabalharam a temática em sala de aula de maneira interdisciplinar. A diretora da unidade de ensino, Gilmara Canciani, ressaltou a importância do conhecimento, evitando a desinformação. “Nosso foco é a prevenção, mostrando aos alunos as formas de contaminação e como pequenos gestos podem fazer a diferença no combate a disseminação do vírus”, explica.

A Semana D da prevenção ao Coronavírus foi mais uma iniciativa da rede estadual para conscientizar a população sobre a doença. “A Educação pode trazer uma grande contribuição para a saúde pública. Estimulamos que as escolas falam um dia de prevenção, explicando os sintomas e as preocupações que devemos ter”, reforçou o secretário Rossieli Soares. A Educação disponibilizou uma videoconferência para as 91 diretorias de ensino para capacitar os profissionais da rede, além de mobilizar as escolas.

A principal recomendação para a população é seguir as recomendações dos órgãos oficiais de saúde.

Dicas de prevenção:
– Cubra a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilize lenço descartável para higiene nasal;
– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal;
– Limpe regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão.