Guarulhos reúne professores para debater os caminhos do pensamento
Educadores do Estado inteiro estão avaliando o peso positivo que a Filosofia exerce no Ensino Médio da rede estadual. Semana passada (17),por exemplo, a Diretoria de Ensino Guarulhos Sul, promoveu o fórum temático: “Reconstruindo Sujeitos e Espaços”, no auditório da Universidade de Guarulhos. O evento contou com a participação de 200 pessoas.
“O I Fórum para Professores foi fruto de vários encontros e reuniões junto a comunidade escolar: um trabalho da equipe de professores de Filosofia da Diretoria Guarulhos Sul, participantes do curso Filosofia e Vida”, disse a Assistente Técnica Pedagógica de Ciências Humanas, Sueli Aparecida Leandro.
O encontro fez parte do plano de formação e capacitação do Teleduc – ambiente de aprendizagem utilizado para a formação do Curso Filosofia e Vida. O projeto é baseado em Aristóteles (A Política) e no Existencialismo de Martin Heidegger.
Durante o evento, três palestrantes falaram sobre alguns temas de interesse: o professor de Filosofia, Eugenio Colacique Netto, abordou “A importância do olhar”; o mestre em Filosofia, professor Pedro Braga Gomes, falou sobre “ O Abandono e o Cuidado” e o professor da Unicamp, José Alves de Freitas Neto, debateu com os presentes a “Ética na Vida e Ètica na escola”.