• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 14/12/2011
Imprensa

Projeto ecológico completa quatro anos com 10,7 mil árvores plantadas

Criado em 2007 na Escola Estadual Dinorá Ramos Brito, em São José dos Campos, o “Mão na Terra” já teve a participação de três mil alunos Na sexta-feira (16/12), estudantes […]

Criado em 2007 na Escola Estadual Dinorá Ramos Brito, em São José dos Campos, o “Mão na Terra” já teve a participação de três mil alunos

Na sexta-feira (16/12), estudantes da unidade farão o plantio simbólico de mudas no terreno da unidade

A cidade de São José dos Campos ganhou 10,7 mil árvores nos últimos quatro anos pelas mãos de mais de três mil alunos da Escola Estadual Dinorá Ramos Brito. Por meio do projeto de educação ambiental intitulado “Mão na Terra”, que completa quatro anos no próximo sábado, 17 de dezembro, estudantes, professores e toda a comunidade escolar da unidade têm contribuído para aumentar as áreas verdes do município. Em comemoração ao aniversário da ação, na sexta-feira (16/12), haverá plantio simbólico de mudas no terreno da escola.

Criado no fim de 2007 pelas professoras Rosa Maria de Sousa Santos e Márcia Candotti, a iniciativa tem como missão a preservação da natureza e o uso inteligente dos recursos naturais, por meio de parcerias com empresas e órgãos de proteção ambiental.

Além de plantar de árvores em diversos pontos da cidade, os alunos cuidam de uma horta na escola, do monitoramento da água do córrego dos Putins, reciclam garrafas PET, produzem sabão a partir do óleo de cozinha, trocam sementes com estudantes de outras unidades de ensino e coordenam um jornal e uma rádio da própria escola voltados a temas ambientais.

Como resultado, os educadores afirmam que os alunos apresentam mudança de postura, maior comprometimento e envolvimento com a comunidade. “Todos fazem questão de participar. Tenho certeza de que será um excelente projeto para o futuro deles”, ressalta Fátima Barbosa, coordenadora da escola Dinorá Ramos Brito.

Evaniele Conceição Mendes Veloso, aluna da 1ª série do Ensino Médio, afirma que o maior aprendizado está na possibilidade de compartilhar experiências com o mundo. “Precisamos levar nosso conhecimento para fora da escola”, diz.

Mobilização internacional

Em 2009, o projeto “Mão na Terra” se integrou a outras ações internacionais de incentivo ao plantio global de árvores por meio de mobilização promovida pela ONG Environment Online (ENO). O trabalho, batizado de Eno Tree Planting Day, conta com respaldo da ONU, do Ministério da Educação da Finlândia e é realizado em mais de 150 países todos os anos.

“Escolas e grupos de jovens organizam o evento, na escola ou na comunidade, com música, teatro e ações coletivas de limpeza além do plantio de árvores”, explica a professora e coordenadora do projeto no Brasil, Rosa Maria de Sousa Santos.

A meta é atingir 100 milhões de árvores plantadas pelos estudantes em todo o mundo até 2017. Em função do trabalho de seus alunos, a escola Dinorá foi a única escola brasileira a ser convidada para a conferência mundial Act Now — Forests For Future, realizada em Joensuu, Finlândia, entre os dias 13 e 17 de setembro deste ano.

O encontro comemorou o Ano Internacional das Florestas no mundo e reuniu a presidente do país, Tarja Halonen, além de professores e estudantes de mais de 60 países para discutir e formular propostas para a paz e a sustentabilidade do planeta.