quinta-feira, 04/05/2017
Pais e Alunos

Quatro mil alunos da rede vão aprender a salvar vidas em treinamento de emergência cardíaca

Parceria com Sociedade de Cardiologia ensina as técnicas de massagem em bonecos recicláveis

Mais quantro mil alunos da rede estadual vão aprender a salvar vidas. Em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), 80 escolas da capital participarão em junho de um mutirão de treinamento de emergência cardíaca durante o 38º Congresso da especialidade. Serão ensinadas técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e massagens torácicas com ajuda de um boneco reciclado, o “Guizinho”. Em 2015, a ação já tinha levado outros quatro mil jovens.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Todos os dias, cerca de 720 pessoas morrem no Brasil por doenças cardiovasculares. Porém as chances de sobrevivência de um infartado são ampliadas em quatro vezes se o paciente está perto de alguém que seja capaz de reconhecer os sintomas da ocorrência, de pedir o socorro adequado e iniciar os procedimentos de massagem.

Para ampliar o número de pessoas capacitadas, a Sociedade criou um método alternativo de baixo-custo com auxílio de manequins reciclados. O Guizinho é feito de garrafa PET de 2 litros preenchida por jornal ou plástico, e serve para simular o tórax. Embora simples, o material tem resistência para suportar um treinamento por 30 minutos e simular com fidelidades os procedimentos em casos reais.

Durante o bimestre, os alunos foram incentivados a elaborarem os próprios bonecos que usarão nos exercícios. Para isso, foram envolvidos os médicos da Sociedade, professores de arte, ciências, além dos educadores da Escola da Família. As oficinas foram incluídas nas atividades curriculares e trabalhadas de maneira interdisciplinar neste primeiro bimestre.