22/10/13

61% dos pais de alunos da rede estadual acompanham boletim escolar dos filhos

As notas dos mais de quatro milhões de alunos de escolas estaduais também estão disponíveis online

O boletim escolar dos mais de quatro milhões de alunos das escolas estaduais paulistas também está disponível online. A consulta pela internet é oferecida aos pais e estudantes desde 2007, com o objetivo de estimular a comunidade a acompanhar o rendimento dos alunos. A próxima edição, com as notas do bimestre atualizadas, estará no ar a partir dessa semana.

- Acesse aqui a página do boletim escolar

Um levantamento feito pela Educação mostra que a maioria dos pais busca acompanhar o boletim escolar dos filhos, divulgado bimestralmente pelas escolas estaduais. Foi constatado que 61% dos responsáveis buscam compreender a avaliação junto à equipe escolar e o local que preferencialmente é utilizado para a discussão do resultado é na reunião de pais e mestres. O levantamento mostra ainda que outros 17,8% dos pais não costumam se manifestar mediante à publicação das notas.

O questionário foi aplicado nas 91 diretorias de ensino, para que o mapeamento sobre a participação das famílias na vida escolar das crianças e adolescentes fosse identificado em todas as regiões de São Paulo.

Acesso ao boletim

Para acessar o boletim, que também é entregue na versão impressa, é necessário apenas informar o número do Registro do Aluno (RA). Os responsáveis já podem verificar nas escolas as datas agendadas para a reunião de pais e mestres.

Entre os boletins entregues na forma impressa, 80% têm o protocolo de recebimento assinado e devolvido às escolas, de acordo com o levantamento sobre a utilização da ferramenta pedagógica na rede estadual. Em 96% das unidades de ensino são realizadas reuniões entre professores e responsáveis para realizar a entrega.

Outras ações

Além do boletim escolar, a Educação realiza outros projetos focados na aproximação dos familiares. As unidades de ensino possuem conselhos escolares, formados por representantes dos profissionais e, também, pais de alunos.

Confira na galeria de fotos 10 dicas para participar da vida escolar de seu filho!

Veja 10 dicas para participar da vida escolar e ajudar seu filho nos estudos

Alexandre Silva e sua filha Maria Eduarda

• Foto: A2 Fotografia / José Luis da Conceição

Dica 1: O melhor horário para fazer a lição é diferente para cada criança. Estabeleça um período fixo para as tarefas e respeite o tempo de descanso e os intervalos das refeições