• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 09/03/2012
Últimas Notícias

Aluno da rede estadual participa de fórum na França

Gabriel Pires, de 17 anos, conquistou vaga para representar o Brasil no 6º Fórum Mundial da Água, o maior evento global sobre o tema Com 17 anos, Gabriel Pires vai […]

Gabriel Pires, de 17 anos, conquistou vaga para representar o Brasil no 6º Fórum Mundial da Água, o maior evento global sobre o tema

Com 17 anos, Gabriel Pires vai viajar sozinho pela primeira vez. O jovem que embarca com destino à França neste sábado, dia 10, já está com as malas prontas e a língua afiada para representar o Brasil no 6º Fórum Mundial da Água, que acontece na cidade de Marseille. Serão cinco dias de debates, no maior evento global sobre o tema.

“Eu recebi um telefonema do meu professor de Francês perguntando se eu queria representar o Brasil na França. Quando ele me falou, não soube o que fazer. Foi uma explosão”, relembra Gabriel, que frequenta as aulas de língua francesa há dois anos e meio, no Centro de Estudos de Língua da E.E. Fadlo Haidar, na zona leste da capital.

Falando baixo, o jovem de aparência tímida conta sobre as horas de estudo e o empenho que, agora, estão rendendo a ele a grande oportunidade de sua vida. “Eu acho que a viagem é resultado do meu esforço durante dois anos e meio. Eu passava noites estudando”, afirma. O professor de francês Thiago Peres, que acompanha o desempenho do aluno ao longo do curso, confirma o esforço do estudante. “Um dos critérios para a seleção eram as notas e o Gabriel só tem notas 10!”, comenta empolgado.

Além de Gabriel, apenas outra brasileira foi convidada pelo governo da região francesa de Provence-Alpes-Côte d’Azur para participar do fórum, com todas as despesas pagas. “Não são todos que podem ter uma chance como essa de conhecer os primeiros-ministros e debater com eles. Além da emoção de estar lá, essa experiência será ótima para o meu futuro”, comenta Gabriel. E, superando sua timidez, o jovem se revela confiante para a jornada que está por vir. “Eu acho que eu poderei representar muito bem o Brasil, estudei a questão da água no País, estou por dentro”, garante.