• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 20/05/2013
Cultura é Currículo

Alunos aprendem na prática conteúdo do currículo escolar em visitas a museus

Passeios com roteiro cultural em todo o Estado fazem parte do programa Cultura é Currículo

Uma aula além da lousa e giz. É o que propõe o programa Cultura é Currículo, que leva alunos da rede estadual de ensino para aprenderem na prática temas abordados em sala de aula. Os estudantes têm a oportunidade de atravessar os muros da escola e interagir com a história, visitando espaços culturais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A turma do 4º ano do Ensino Fundamental da E.E. Arthur Guimarães visitou o museu Catavento Cultural e Educacional, no centro de São Paulo. No Catavento, eles conheceram de perto as estrelas, planetas da galáxia e até tocaram em um meteorito exposto no espaço, que caiu há anos na Argentina.

Os alunos também mergulharam na rotina de um cientista e participaram de experiências dignas de um filme de ficção. Com os olhos bem abertos, os alunos fixaram a atenção no cientista que fez a água mudar de cor e explodiu um balão com hidrogênio.

As experiências vividas no passeio são estendidas a trabalhos aplicados na escola. “Ano passado desenvolvemos uma série de atividades sobre o Espaço. Agora, farei com que eles discutam o que aprenderam no Catavento, consultem outras fontes de pesquisa e elaborem uma redação”, conta a professora Hyam Abou Jaoude.

Até dezembro de 2013, a expectativa da Educação é proporcionar as mesmas oportunidades de aprendizado a 1,2 milhão de alunos em todo o Estado. Cerca de R$ 28 milhões serão destinados ao programa para realizar 31 mil atividades culturais.

Sobre o Cultura é Currículo

Um milhão de estudantes foram beneficiados com o programa Cultura é Currículo, apenas em 2012. Criado há cinco anos, o programa visa inserir alunos e professores da rede estadual de ensino em atividades com contextos culturais.

Seguindo as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), o programa é composto por três projetos: Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola, Escola em Cena e O Cinema Vai à Escola.