• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 16/01/2017
Boas Práticas

Alunos da rede embarcam para Abu Dhabi para defender projeto de revitalização de escola

Estudantes foram recepcionados no gabinete do governador e receberam certificado de reconhecimento

Os alunos Vinícius Ferrari, Letícia Castro e a professora Viviane Ramos, da Escola Estadual Professor Dimas Mozart e Silva, embarcaram nesta sexta-feira (13) para os Emirados Árabes Unidos para defender um projeto de revitalização da escola. Eles são finalistas na categoria “escolas secundárias Américas” do Prêmio Zayed de Energia do Futuro, promovido pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos desde 2009.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Antes de embarcaram, os estudantes e a professora foram recebidos pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Secretário da pasta, José Renato Nalini, no Palácio dos Bandeirantes. O grupo recebeu certificado de reconhecimento do Estado. Se vencerem, garantem o apoio financeiro de até US$ 100 mil, para utilizar na implantação do projeto.

O projeto

Para participar da iniciativa, o grupo teve que montar um projeto que envolvesse mudanças sustentáveis na escola. A proposta vai desde a instalação de placas solares, pista de corrida a um tapete de geração de energia, além da construção de balcões térmicos no refeitório, cisterna de captação de água da chuva, composteira para horta orgânica e jardim e a pintura de paredes com tinta ecológica.

Outra preocupação da proposta é o impacto do projeto na comunidade escolar. Por isso, o planejamento inclui ainda a inauguração de uma sala chamada “Sustent Ação”, onde poderão ser realizadas oficinas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, equipe gestora e pais e responsáveis, formada principalmente por trabalhadores rurais e da usina instalada na região.

corrida para incentivar a prática de esporte, troca das torneiras manuais por automáticas e das lâmpadas normais pelas de LED, entre outras ações. Tudo isso será realizado na unidade de ensino, caso o projeto vença.