quarta-feira, 26/12/2012

Alunos da rede estadual participam da São Silvestrinha

Participação de 52 estudantes do ciclo II do Ensino Fundamental de escolas da região de Itararé é resultado de projeto de atletismo implantado pela diretoria de ensino local

Escolas estaduais da região de Itararé terão 52 alunos na 19ª São Silvestrinha. Participantes do projeto “Saber correr para correr pelo saber”, os estudantes de 11 a 15 anos estão inscritos na prova que será realizada dia 28 de dezembro, a partir das 15h, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, zona sul da capital.

A participação na versão infantil da São Silvestre, tradicional corrida de rua realizada em São Paulo, encerra o calendário do projeto implantado pela Diretoria Regional de Ensino de Itararé em seis escolas estaduais. O objetivo da iniciativa é diversificar as atividades esportivas, desenvolver a consciência corporal por meio de treinamento e explorar os conteúdos multidisciplinares possíveis na prática da corrida.

O incentivo da escola para os estudantes participarem da corrida cativou o aluno Wellington de Oliveira. “Essa é a primeira vez que competirei a São Silvestrinha. Com os treinos, aprimorei minha velocidade, resistência e agilidade, o que também me ajudou com o futebol, outro esporte que pratico com frequência”, conta.

Confiante em conquistar um bom resultado, o estudante Fabio Rosa participará pela segunda vez da corrida. “A principal lição que aprendi nos treinamentos e na competição do ano passado foi correr atrás dos meus objetivos, e saber que eu sou capaz”.

A preparação começou em setembro, quando cada escola selecionou seus representantes. Escolhidos os atletas, iniciaram-se os encontros para treinamento focado nas distâncias, que aumentam gradativamente de acordo com a idade do participante. Os estudantes também passaram por exames médicos para atestar as condições de saúde.