• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/12/2011
Imprensa

Alunos da região de Jundiaí realizam blitz sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Blitz da Prevenção devem atingir cerca de 6 mil pessoas, entre alunos e comunidade escolar, e acontecem no próximo fim de semana no Programa Escola da Família Cerca de 6 […]

Blitz da Prevenção devem atingir cerca de 6 mil pessoas, entre alunos e comunidade escolar, e acontecem no próximo fim de semana no Programa Escola da Família

Cerca de 6 mil pessoas devem participar nos dias 3 e 4 de dezembro das blitz organizadas por escolas estaduais da região de Jundiaí em parceria com o Projeto Ações Preventivas na Escola. As ações, que marcam o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, acontecem em quatro unidades da rede que participam do Programa Escola da Família.

O objetivo das blitz, segundo Damião Silva, coordenador do Projeto Ações Preventivas na Escola, é que as atividades contribuam para a diminuição da vulnerabilidade em relação às doenças sexualmente transmissíveis e sensibilizar o público sobre a data.

As escolas participantes da mobilização ficam em pontos estratégicos das cidades. No dia 3, as blitz acontecem nas escolas estaduais Professora Maria de Almeida Schledorn e Paulo Mendes Silva, ambas em Jundiaí. No domingo, dia 4, as mesmas ações acontecem nas escolas estaduais Parque Residencial Almerinda Chaves, em Jundiaí, e Professor Alberto Ferreira Rezende, em Louveira.

Durantes as ações, alunos e comunidade escolar terão acesso a orientações técnicas e educativas de prevenção, além da disponibilização de preservativos. Em preparação ao evento, estudantes da Escola Estadual Parque Almerinda Chaves se reuniram para confeccionar 4.386 laços vermelhos — símbolo do Dia Mundial de Luta Contra a Aids —, que serão distribuídos nos dias 3 e 4.

“A prevenção é o melhor caminho para o combate à Aids. Esta data remete não só à gravidade da doença, mas também tem por objetivo levar-nos a pensar e agir contra o preconceito que ainda existe e insiste em permanecer na sociedade e isto será reforçado à comunidade escolar durante estas ações”, comentou a dirigente regional de ensino de Jundiaí, professora Eliana Maria Boldrin.

A dirigente lembrou que as ações ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids também atingiram os professores. “Uma orientação técnica sobre o tema reuniu cerca de 85 educadores do Programa Escola da Família na Escola Estadual Professor José Silva Junior no início da semana. Os educadores participaram de oficinas de estratégias de comunicação e construíram fotonovelas, jornal mural, fanzine e peças de teatro que abordam o tema”, contou a professora Eliana.