terça-feira, 14/06/2016
A Escola Que Queremos

Alunos de Americana têm aulas de skate no Programa Escola da Família

Projeto Skate&Equilíbrio é uma parceria entre voluntários e a E.E Prefeito Antonio Zanaga

Desde 2015, a Escola Estadual Prefeito Antonio Zanaga, em Americana, conta com os voluntários do projeto Skate&Equilíbrio para tornar ainda mais atrativas as atividades oferecidas para a comunidade dentro do Programa Escola da Família. Aos finais de semana, alunos, pais e educadores se reúnem para as aulas de skate que já viraram compromisso entre eles. “Eu participo do projeto todo domingo. Aqui na escola é um lugar seguro, na rua é muito perigoso. Aqui a gente se sente seguro, se reúne, evolui”, disse a aluna Kamila Lopes Giovani.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os voluntários oferecem todo o material de segurança para a prática do esporte e o acompanhamento adequado dos alunos. No início do ano, eles reformaram um antigo observatório para ser a sede do projeto e, de acordo com a vice-diretora da escola, Luciana Faria, deram uma cara nova para todo o bairro. “Com a força da parceria de toda a comunidade, engenheiros, construtores, artistas e todos os voluntários conseguimos revitalizar todo o espaço”, disse.

Reformado, o observatório é motivo de orgulho e referência para toda a comunidade. Pois é a reunião do esporte, da educação e da arte. “O legal de trazer esse material para dentro da escola, é que quando eu estudava, eu não recebia um material desse, para ver de perto ou visitar. Então, a gente aproxima os alunos da arte”, comentou o artista plástico e voluntário, Caique da Silva.

Tamanha é a força do projeto, que diversos voluntários moram na capital e vão, aos finais de semana, para Americana para colaborar. “Para mim, é um enorme prazer a grande satisfação estar agregando junto com a escola nessa parte socioeducativa. A escola abriu as portas para o projeto, então, isso para mim é um prazer imenso e uma satisfação pessoal. Dou o que sei e aprendo o que não sei com os alunos”, disse Anderson Eduardo de Souza, voluntário do projeto.

“Todos os créditos do sucesso do projeto, a gente pode dizer que são dos voluntários que fazem acontecer, junto com a nossa escola, com os nossos alunos”, finalizou a vice-diretora.