• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 14/09/2011
Últimas Notícias

Alunos de escolas estaduais na região de Piraju ganham Centro de Estudos de Línguas

O CEL funcionará na Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga e oferecerá, inicialmente, curso de espanhol Estudantes da rede estadual de ensino em Piraju ganham a partir de amanhã (15/09) um […]

O CEL funcionará na Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga e oferecerá, inicialmente, curso de espanhol

Estudantes da rede estadual de ensino em Piraju ganham a partir de amanhã (15/09) um Centro de Estudos de Línguas (CEL), implantado na Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga, localizada à Rua Coronel Nhonhô Braga, 60, centro. Cerca de 600 alunos de escolas da Diretoria Regional de Ensino já estão matriculados em 16 turmas. O centro oferecerá, inicialmente, o curso de espanhol e atenderá a estudantes de oito municípios da região, além de Piraju: Taguaí, Fartura, Sarutaiá, Timburi, Tejupá, Manduri e Óleo.

A cerimônia oficial de inauguração da unidade será realizada às 19h. O evento é aberto à comunidade. O centro possui quatro salas de aula e tem capacidade para atender até 1 mil alunos divididos em 30 turmas. As aulas serão ministradas no período matutino, vespertino e também aos sábados. Os módulos do idioma espanhol têm duração de seis meses. Para o próximo ano, a meta é expandir a oferta de vagas, além de oferecer aulas de inglês, francês e outros idiomas, caso haja demanda.

“O centro trará muitos benefícios aos alunos da região e abrirá portas no mercado de trabalho. O CEL foi muito aguardado. Como a cidade não tem 50 mil habitantes, não poderia receber o centro. Agora com a expansão do programa, inauguramos a unidade”, afirma Martha Aparecida Fiore Araújo, diretora da escola, referindo-se à ampliação dos CELs no Estado. De acordo com ela, a procura pelo curso tem sido grande. A divulgação do centro foi feita nas escolas da região.

O programa é voltado a estudantes a partir do 7° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os interessados nos cursos do CEL de Piraju podem solicitar a inscrição nas escolas em que estão matriculados ou se dirigir ao próprio centro.

“A intenção da secretaria com o curso é ter no idioma um diferencial e despertar a elevação da autoestima do aluno. Nosso objetivo é que o estudante perceba que com esforço e dedicação ele pode atingir os objetivos que tem na vida e fazer a diferença”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Expansão

A unidade está entre os 142 CELs anunciados no mês passado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald, para a expansão do programa em todo o Estado. A medida representa um investimento total de R$ 13 milhões e aumentará o número de centros dos atuais 106 para 248 em todo o Estado, contemplando também cidades com população inferior a 50 mil habitantes. Dessa forma, a iniciativa aumentará de 60 mil para 100 mil o total de alunos beneficiados, que terão a oportunidade de aprender um novo idioma.

O programa

O Centro de Estudos de Línguas proporciona ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês. O curso de inglês é destinado somente aos estudantes do Ensino Médio.

Os CELs estão instalados em escolas da rede, em todo o Estado, situadas em locais de fácil acesso, com espaço físico adequado aos cursos e com horário de funcionamento que assegure o atendimento ao aluno que trabalha. Eles têm funcionamento próprio, independente da escola que os acolhem, e recebem apoio técnico-pedagógico de um conselho coordenador constituído por diretores das escolas atendidas pela unidade, por professores de línguas estrangeiras e por representantes de alunos.