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segunda-feira, 21/10/2013
Escola da Família

Calendário especial de 2014 contará com ações sobre Copa do Mundo

Concurso “Bola Mascote”, por exemplo, envolverá comunidade escolar na customização de bolas

A Educação contará com um calendário especial em 2014, ano em que o Brasil sedia a Copa do Mundo. Uma das principais mudanças foi a alteração das férias escolares, que irão de 12 de junho a 11 de julho, período em que os jogos de futebol acontecem.

“Nossas escolas foram orientadas a fazer do evento uma oportunidade de aprendizado e já estão em andamento projetos que levam o assunto para as unidades de ensino”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. 

Um exemplo é o projeto “Família em Campo”, realizado pelo programa do Escola da Família, que desenvolve atividades ligadas ao futebol em 2,7 mil escolas públicas. Em uma das ações da iniciativa, equipes de até três pessoas poderão se inscrever no concurso cultural “Bola Mascote”. Os participantes deverão customizar bolas usando a criatividade e o tema Copa do Mundo.

Em dezembro, serão escolhidos três trabalhos – as bolas de ouro, prata e bronze – e estas serão as mascotes do projeto. Além de troféu, os alunos autores da “Bola Mascote” serão premiados com visitas ao Museu do Futebol e ingressos para jogos dos times paulistas do coração.

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Para a escola da equipe vencedora na categoria “bola de ouro”, a Educação promoverá a exibição de um dos jogos do Brasil na Copa, no ano que vem, para que toda a comunidade escolar torça pela seleção.

Calendário

Outra mudança no cronograma para as mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo é a data de início das aulas, antecipada para 27 de janeiro. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro.

Também foi definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 19 de outubro, fazendo com que o segundo semestre letivo não seja tão longo se comparado ao primeiro. A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei, sem nenhum prejuízo curricular ou pedagógico aos estudantes.

O planejamento foi feito pela Coordenação de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria com o intuito de colaborar com a organização dos setores públicos e privados na oferta de serviços e diminuição do trânsito, por exemplo, e contribuir para que a presença dos alunos em sala de aula não sofra nenhuma interferência.

Todas as 91 Diretorias de Ensino foram comunicadas para que avisem os pais e as comunidades escolares com antecedência. Também será reforçada a importância da participação dos alunos em todo o período letivo.