• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/12/2014
Boas Práticas

Canal virtual criado em escola desperta talentos, integra estudantes e professores

Os jovens são os responsáveis pela produção e edição dos programas

Câmeras posicionadas, âncoras sentados na bancada e estúdio em completo silêncio. Tudo pronto para o início de mais uma gravação da TV Escolar Mario Manoel, mais conhecida como TVEMM.

Pode até não parecer, mas o cenário descrito se passa na Sala de Leitura da E.E. Mario Manoel Dantas de Aquino, em Ferraz de Vasconcelos, onde os estudantes são os responsáveis por uma programação online que tem público cativo na escola.

Os primeiros passos no universo dos veículos de comunicação foram dados com a criação do Jornal Ler, que estampava as notícias da escola. As páginas impressas evoluíram para o “Projeto REC – Rádio Escola Cidadã”, só depois as matérias dos estudantes ganharam cor na tela.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Já familiarizados com a tecnologia, os recursos audiovisuais foram facilmente dominados pelos jovens. Eles são os responsáveis pela escolha dos temas que são abordados, captura das imagens e edição. O trabalho é de equipe. A cada gravação há um rodízio das funções.

“O ponto primordial é o protagonismo juvenil. Os professores, a equipe gestora, os demais funcionários ficam atrás das câmeras. Quem faz todo o trabalho são os alunos”, atesta Vanessa Teles, professora de Língua Portuguesa.

Horário eleitoral

Espelhados nos programas eleitorais dos grandes canais de televisão, a TVEMM abriu espaço em sua grade para os candidatos ao comando do Grêmio Estudantil em 2015. Com olhar crítico e muito repertório para debater ideias, as chapas apresentaram propostas que prometiam contribuir com o ambiente escolar.

Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil é liderado por estudantes e incentivado pela Secretaria da Educação, por meio do Núcleo de Articulação e Iniciativas Junto a Pais e Alunos (NUART). Os grêmios são formados por alunos que se responsabilizam pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania.