• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/08/2017
Ensino Fundamental

Clube de leitura facilita o aprendizado: saiba como montar um

Chame seus amigos e veja algumas dicas para intensificar os estudos

Ler não precisa ser um hábito solitário. Estudar em grupo pode ser uma excelente ferramenta para facilitar o aprendizado. Separamos algumas dicas para você montar um clube de leitura na sua casa ou escola. Confira:

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Chame os amigos que gostam de ler: pode ser o seu colega de sala ou escola, alguém da família ou aqueles amigos da sua rua. A regra é clara: basta ter gosto pela leitura. Para ter certeza de que escolheu o grupo certo, certifique-se de que eles estarão disponíveis para encontros regulares.

Defina a obra que será estudada por meio de uma votação: com o grupo estruturado, faça uma lista de livros que podem ser estudados, de acordo com o motivo ao qual o clube é destinado, como por exemplo obras que figuram a lista de livros obrigatórios para o vestibular. Se for difícil chegar em um acordo, faça um sorteio.

Escolha um local para a reunião: pode ser na sua casa, na casa de outro amigo ou mesmo na Sala de Leitura da sua escola. O importante é sempre ter um local definido que seja de fácil acesso para todos os integrantes.

Determine a duração do tempo do encontro: experimente começar com uma hora de duração. O tempo poderá ser aumentado gradativamente, de acordo com o desenvolvimento do aprendizado e com a necessidade observada, mas tome cuidado para não realizar reuniões muito longas e cansativas, esse não é o objetivo.

Monte um gabinete com os integrantes: faça uma votação para presidente, vice-presidente, secretário e pessoas para elaboração do boletim informativo.