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quarta-feira, 15/07/2015
Escola de Tempo Integral

Clubes juvenis estimulam o protagonismo dos alunos da rede

Estudantes criam atividades de acordo com seus interesses

Uma vez por semana, alunos da rede estadual de ensino se reúnem para a realização de atividades dos Clubes Juvenis, um dos projetos do programa de Ensino Integral, que levam ações diferentes para dentro da escola. Sem interferência de professores ou gestores, os jovens se organizam e criam atividades de acordo com seus interesses e aptidões.

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Esse formato descentraliza as atividades realizadas pelos professores, transferindo para os alunos e permitindo a construção do protagonismo juvenil. “O clube é de muita responsabilidade. Hoje em dia eu me sinto mais responsável e organizada”, conta a líder do clubinho de Arte e Decoração, Kelly Stephanie Jesus Sales, da E.E. Célia Ribeiro Landim, localizada no bairro Jardim Nélia, em São Paulo.

Já os estudantes que integram o Clube de Esportes, aliam teoria e prática para o aprendizado de diversos jogos, como futebol, vôlei, basquetebol, entre outros.

Além disso, o líder do grupo, Caíque Costa da Silva, destaca que as matérias que integram o Currículo do Estado de São Paulo são inseridas nas atividades. “No Clube de Esportes, trabalhamos com o protagonismo juvenil e isso nos ajuda muito com as matérias, como biologia, artes e educação física, por exemplo. E trabalhamos também com os quatro pilares da Educação que é conviver, ser, fazer e conhecer”, explica.

A aluna Milena Maria Santos Eduardo, da E.E. Professor Antonio Alves Cruz, localizada no bairro de Pinheiros, destaca que qualquer escola pode criar ações diferentes, como os clubinhos. “Na minha antiga escola não era de Tempo Integral, eu estudava meio período. Nós fazíamos o máximo para fugir do padrão, organizávamos campeonatos de dança e criávamos show de talentos”, explica.

“Não é só o Clube Juvenil que vai fazer você mudar a sua escola, é você mesmo. Se você gosta de fazer alguma coisa, você tem que procurar pessoas que gostam de fazer isso  também. Qualquer escola pode criar um clube e os alunos  podem sim fazer acontecer”, conta.

Currículo Inovador

No Novo Modelo de Tempo Integral, os alunos têm acesso, além das disciplinas regulares, a aulas eletivas que dialogam com o universo dos estudantes e promovem a iniciação científica, a formação acadêmica e a realização de um projeto de vida. Já os professores atuam em regime de dedicação exclusiva e, por isso, ganham uma gratificação de 75% sobre o salário base.