• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/06/2016
Pais e Alunos

Como seria a escola ideal? Queremos saber sua opinião

Questionário vai ouvir estudantes sobre experiências de aprendizagem e desejos em relação à educação

Alternativas para transformar o ambiente escolar são frequentemente debatidas entre pais, professores, diretores e também com os alunos. Até 31 de julho, o questionário online “Nossa Escola em (Re)Construção” vai ouvir estudantes das escolas públicas, com idade entre 13 e 21 anos, sobre como seria a escola dos sonhos, suas experiências de aprendizagem e desejos em relação à educação. Clique aqui para acessar o questionário. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O questionário online é organizado por perguntas sobre qual é a percepção dos jovens em relação à escola atual e como eles acham que ela pode ser mais estimulante, respeitar as características individuais, ser inovadora e contribuir com a sua felicidade. A escuta também quer saber se há espaço para participação do jovem nas decisões da escola e se eles de fato participam.

A plataforma utiliza a metodologia PerguntAção, que envolve o público pesquisado em todas as etapas do processo, desde a reflexão sobre o tema, a concepção do questionário, a mobilização para a coleta de respostas e a análise dos resultados.

Os resultados da mobilização e a análise das respostas serão divulgados em agosto deste ano. Além dos dados gerais da escuta no Brasil, também será possível analisar as respostas por escola ou organização.

A consulta é uma iniciativa do Porvir, programa do Instituto Inspirare, e Rede Conhecimento Social. O objetivo é que o questionário também se torne uma ferramenta para que os professores e as escolas ouçam os seus alunos e promovam debates. Saiba mais.

E aí, vamos juntos construir uma escola melhor?