• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/06/2015
Boas Práticas

Confira as ações de meio ambiente que são realizadas nas escolas estaduais

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no próximo dia 5 de junho

Na próxima sexta-feira (5), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E para celebrar a data, que tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, o Portal da Educação separou algumas escolas estaduais que realizam projetos sobre o tema.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Conhecida por ser uma escola que se preocupa com a conscientização ambiental dos alunos e comunidade, a E.E. Professor Tochichico Yochicava, localizada em Suzano, possui inúmeros projetos voltados para o meio ambiente. Entre eles, destaca-se a “Horta Hidropônica”, que consiste no plantio de alimentos, que são suspensos no ar por meio de calhas especiais.

A ação tem como objetivo o uso consciente da água, além da cultivação de alimentos, que são usados na merenda escolar. “Em média, colhemos 200 pés de alface em 32 dias de plantio, por exemplo. Também plantamos outros tipos de alimentos. Isso varia de acordo com o gosto dos alunos”, afirma Ana Maria Gonçalves Dieguez, diretora da unidade de ensino. Saiba mais aqui.

No município de São Carlos, a Diretoria de Ensino, em parceria com a companhia de energia da região, leva aos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental métodos de consumo energético por meio do projeto “CPFL nas Escolas”. A ação tem por objetivo trazer impacto positivo para o meio ambiente. Saiba mais aqui.

Alguns alunos das escolas estaduais de São Paulo encontraram no meio ambiente uma oportunidade para criar e desenvolver projetos científicos. As soluções encontradas vão desde um sistema de irrigação com garrafas PET, um coletor da água de chuva de baixo custo e até o uso da matemática em dispositivos de controle de vazão e economia de água nas unidades de ensino. Conheça os projetos.

Com o objetivo de ensinar os conceitos de sustentabilidade e preservação do ecossistema, o projeto “Semeando Saúde”, parceria da Educação com a Santa Casa de São Paulo, fez com que os alunos da E.E. José Amaral Mello, localizada na zona norte de São Paulo participassem de trabalhos de conscientização do meio ambiente em 2014. Saiba mais aqui.

No ano passado, dois alunos e duas escolas da rede estadual de Osasco tiveram seus projetos selecionados entre as melhores iniciativas de agricultura familiar propostas por unidades de ensino de todo o País. Eles conquistaram o primeiro lugar na 23ª edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, promovido pela empresa siderúrgica Belgo Bekaert Arames. Saiba mais aqui.