11/10/13

Atribuição de aulas 2014: prova do processo seletivo acontece dia 20

Categoria

Exame é destinado a docentes que desejam acumular como temporários e candidatos à contratação

Acontece no próximo dia 20 de outubro o processo seletivo simplificado para educadores efetivos e estáveis interessados em acumular como professores temporários e, também, para os docentes candidatos à contratação temporária, que ainda não pertencem à rede estadual de ensino. A informação foi publicada nessa sexta-feira (11), no Diário Oficial do Estado.

- Confira aqui o edital de convocação para a prova

A prova terá duração de quatro horas e começará a partir das 8h30, com 80 questões objetivas, para docentes de todas as disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além dos professores de Educação Especial. Para os interessados em atuar nas classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a prova terá 60 questões objetivas e começará a partir das 14h30. O local de realização das provas pode ser consultado aqui, na opção “local de prova”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A definição dos perfis de competência e habilidades requeridos para o exame, como também a bibliografia de referência para todos os campos de atuação podem ser consultados na Resolução SE 70, de 26-10-2010 e na Resolução SE 13, de 3/3/2011, bem como a emenda constante da Resolução SE 37, de 07/06/2013.

O exame é um dos itens utilizados para a definição da classificação dos docentes, que será utilizada no momento da atribuição de aulas, que deve acontecer em janeiro de 2014.

Efetivos e estáveis

Estão convocados para o exame os 36 mil docentes efetivos e estáveis interessados em acumular como professores temporários. A oportunidade, que ocorrerá pela primeira vez, faz parte das ações da Pasta para ampliar a atuação dos docentes efetivos nas escolas estaduais.

Com o acúmulo, a carga horária dos docentes poderá ser ampliada em até 65 horas semanais. Com isso, um professor com jornada de 40 horas semanais, por exemplo, poderá acumular até mais 25 horas na carga horária, o que representa ganho financeiro de cerca de R$ 1.400 ao mês, além do salário-base. Além disso, a medida permitirá, por exemplo, que o professor efetivo substitua outro professor, afastado por licença médica, por exemplo, em horário distinto de sua jornada e na mesma escola em que atua.

Concurso para docentes efetivos

Dados do maior concurso da história de São Paulo apontam que é amplo o interesse dos professores temporários em atuar como efetivos do magistério paulista. A aprovação no concurso, previsto para o dia 17 de novembro, é a forma do docente ser efetivado. Um levantamento indica que quase metade dos temporários da rede estadual (48,1%) já fizeram a inscrição para tentar uma das 59 mil vagas abertas.

Entre os dias 26 de setembro e 7 de outubro, 23.612 professores temporários fizeram o cadastro para participarem do concurso. Os interessados têm até o dia 16 de outubro para efetuar a participação no processo seletivo que acontece nos municípios-sede das 91 diretorias regionais de ensino do Estado. No total, foram registradas 133 mil inscrições, uma média de 11 mil por dia. Saiba mais aqui!

  • Foto: A2 Fotografia / José Luis da Conceição

    Download

    Professores da rede estadual de ensino desenvolvem atividades diferenciadas em sala de aula

  • Foto: A2 Fotografia / José Luis da Conceição

    Download

    Daniele Soares Debotoli professora de química da E. E. Alexandre de Gusmão

  • Foto: A2 Fotografia / José Luis da Conceição

    Download

    Soraia Graciano Kasseb Mazzoni professora de língua portuguesa da E.E. Alexandre de Gusmão

  • Foto: A2 Fotografia / José Luis da Conceição

    Download

    Professora reúne alunos para fazer leitura

  • Foto: A2 Fotografia / Rafael Lasci

    Download

    Na lousa, educador especifica o conteúdo da aula

  • Foto: A2 Fotografia / Milton Michida

    Download

    Preparando os alunos para o vestibular, professor ensina cálculos presentes na FUVEST

  • Foto: A2 Fotografia / Milton Michida

    Download

    Preparando os alunos para o vestibular, professor ensina cálculos presentes na FUVEST

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Aliquid fuga?