• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 09/09/2013
Pais e Alunos

Confira seis dicas para conservar os livros durante o ano letivo

Encapar as obras e guardá-las em um local apropriado pode ajudar na conservação dos títulos

Os alunos da rede pública de ensino recebem, todos os anos, seus livros didáticos. Todas as disciplinas contam com material oferecido aos estudantes e alguns cuidados são essenciais para conservar a publicação, que ao final do ano deve ser devolvida.

A responsável pelos programas de livros na rede estadual paulista, Aidê Magalhães Benfatti, explica qual tipo de obra deve ser devolvida e qual fica para os alunos. “Os livros didáticos reutilizáveis do Programa Nacional do Livro Didático duram três anos. Já os consumíveis, aqueles que têm lacunas para os alunos escreverem não precisam ser devolvidos”, diz.

Para ajudar na conservação do material, a professora de Língua Portuguesa da E.E. Romeu de Moraes, na Lapa, Maria Tereza Bergamin, que está há 21 anos na Educação, ensina algumas dicas para manter os exemplares sempre bem cuidados.

Encapar

Para que não fiquem todos os livros iguais, a professora orienta que os alunos usem o papel ou plástico que quiserem. Vale, até mesmo, encapá-los com folha de revista ou jornal. “Dessa forma, as capas ficam bem variadas e cada aluno fica com um livro customizado”, explica a educadora.

Manuseio

A docente orienta que os livros não sejam manuseados com as mãos molhadas. Além disso, a educadores recomenda não fazer os exercícios nos livros didáticos, pois estes serão devolvidos. “É aconselhável, também, a não usar os materiais próximos a comidas ou bebidas para não ocorrerem pingos e manchas”, diz.

Não dobrar

De acordo com a docente, quando se dobra os livros muitas vezes as folhas se soltam e, com isso, a publicação será inutilizada, por conta da perda do conteúdo.  Para exemplificar, a professora usa o diário de classe, mostrando como ele fica depois de alguns dias dobrado.

Orelhas

Para evitar as orelhas, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante o trajeto para a escola e na volta para casa. “Quando os alunos aparecem com um caderno ou alguma publicação com orelhas eu ensino a prender um clipe para que voltem ao normal. Além disso, sempre acompanho os cuidados deles em sala de aula”, conta a professora.

Onde guardar os livros

A organização é um ponto fundamental no cuidado e preservação do material. A educadora pede para que os alunos tratem as obras como amigos especiais, que merecem respeito e carinho. “Para que eles entendam esse cuidado, oriento a guardar o material em uma estante ou algum lugar do quarto para que fiquem arrumados e de fácil acesso”, diz Maria Tereza. A ideia de indicar um local correto para colocar o material é para que não seja guardado junto com brinquedos, que pode causar rasgos e danos ao livro.

Agenda

Para finalizar, é importante que os alunos fiquem atentos com o horário das aulas, assim não levarão para a escola livros que não irão usar naquele dia. Isso também evita que o aluno carregue peso desnecessário.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

São Paulo Faz Escola

Além dos livros didáticos, os alunos e professores da rede estadual recebem, todos os anos, os cadernos do São Paulo Faz Escola. Criado em 2007, o programa tem como foco a implantação de um currículo pedagógico único para as mais de cinco mil escolas da rede pública estadual.

Com o programa, todos os alunos da rede estadual recebem o mesmo material didático e seguem o mesmo plano de aula. A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) disponibiliza aos alunos da rede estadual o conteúdo do currículo proposto por meio dos Cadernos do Aluno. Os servidores da rede também recebem os Cadernos do Gestor e Cadernos do Professor.