• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 27/03/2014
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Conheça as avaliações e cursos para jovens e adultos que querem concluir os estudos

Entre os exames disponíveis, o Encceja para conclusão do Ensino Fundamental tem inscrições abertas

Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de terminar o Ensino Fundamental na idade correta podem conquistar o certificado de conclusão dessa etapa da escolaridade por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). As inscrições já estão abertas e seguem até 31 de março. Saiba mais aqui.

– Faça aqui sua inscrição

Assim como o Encceja, os jovens e adultos contam com outras avaliações e cursos para concluir os estudos. Entre eles estão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

Encceja

O exame, que é oferecido para jovens e adultos a partir de 15 anos, é exclusivamente voltado para a conclusão do Ensino Fundamental. A avaliação acontece no dia 1º de junho e será composta de quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação.

As quatro provas irão avaliar o conhecimento dos candidatos em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os jovens e adultos que não atingirem o desempenho necessário para obter o certificado do Ensino Fundamental ainda poderão solicitar o atestado parcial de conclusão nas áreas de conhecimento nas quais atingiu a nota necessária. A partir disso, o candidato pode prestar novamente o exame ou concluir as demais disciplinas por meio da EJA ou em um CEEJA (veja abaixo).

Para aplicar a prova em São Paulo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), instituto que realiza o exame, conta com a parceria da Secretaria da Educação, que ainda auxilia na divulgação dos resultados e realiza a entrega dos certificados e dos atestados parciais de conclusão.

Enem

Os jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Médio podem fazê-lo por meio do Enem. Em 2013, as inscrições aconteceram em maio e a prova foi aplicada em outubro.

No momento da inscrição, os jovens e adultos com mais de 18 anos que desejam obter o certificado do Ensino Médio devem assinalar essa opção. Da mesma forma que os estudantes que realizam o exame com outros objetivos, como o ingresso no Ensino Superior, os jovens e adultos candidatos à certificação têm seus conhecimentos sobre ciências humanas e da natureza, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação avaliados.

Assim como acontece com o Encceja, os candidatos que não conquistarem a nota exigida para obter o certificado do Ensino Médio poderão solicitar o atestado de conclusão parcial. As demais disciplinas também podem ser concluídas por meio da EJA e CEEJA.

A Secretaria da Educação também é parceira do Inep na aplicação do Enem para os estudantes paulistas. O órgão é responsável pela emissão dos certificados, que pode ser retirados, normalmente, nas 91 diretorias de ensino distribuídas pelo Estado.

EJA

Cerca de 1,6 mil escolas estaduais paulistas oferecem as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse modelo é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio.

Os módulos de seis meses cada são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. O curso possui carga horária de quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira.

As inscrições para as aulas do Ensino Fundamental são abertas para alunos a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter, no mínimo, 18 anos.

Levantamento inédito da Educação mostra que 81,3 mil pessoas conquistaram diploma após voltarem para sala de aula em 2013. Saiba mais.

CEEJA

A Educação conta com 23 unidades do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). O diferencial do modelo é que ele oferece carga horária flexível e dá oportunidade a alunos com mais de 18 anos que querem voltar à sala de aula por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos.

No CEEJA, o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos. Sempre que sentir necessidade, pode recorrer ao centro para tirar dúvidas presenciais com professores que ficam à disposição na unidade e ainda tem a possibilidade de marcar as provas de cada disciplina, conforme data em que for melhor para ele. Saiba mais.

Exame Supletivo

O Exame Supletivo é realizado pela Secretaria da Educação para jovens e adultos que desejam concluir Ensino Fundamental ou Médio. Com a parceria entre Educação e Inep para a oferta do Encceja e Enem, no entanto, a demanda de alunos buscando certificação já foi atendida.