quarta-feira, 25/05/2016
Esportes

‘Dia do Desafio’ mobiliza escolas de SP a deixar o sedentarismo para trás

Escolas são orientadas a mobilizar estudantes e comunidade para fazer exercícios físicos

Os alunos da rede estadual paulista têm uma missão nesta quarta-feira (25): sair da carteira. A atividade faz parte da campanha mundial “Dia do Desafio” e deve reunir 22 países de todo o mundo contra o sedentarismo. A ideia é que as 3 mil cidades organizem atividades esportivas – individuais ou coletivas – e duelem umas contra as outras. A cidade de São Paulo, por exemplo, concorre com Belém do Pará.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Nas escolas estaduais, a orientação é que os exercícios tenham, no mínimo, 15 minutos para que a participação seja considerada válida. O desafio será realizado durante as aulas de Educação Física ou durante uma sessão coletiva que poderá ser feita no pátio da escola, na entrada dos períodos ou em um evento externo organizado e realizado pela unidade. As atividades devem ser contextualizadas com o currículo de Educação Física.

É exatamente o que prepara a E.E. Ayrton Busch, em Bauru. A proposta de lá é um campeonato de queimada (ou queima, dependendo da região), durante toda a tarde. Além de os alunos se conscientizarem sobre os benefícios da atividade física, eles terão a oportunidade de praticar essa que é uma das brincadeiras coletivas mais antigas e lúdicas.

Incentivo ao esporte

A Educação promove o estudo e a prática de diversas atividades físicas por meio das experiências de movimentos presentes em diversas modalidades de esporte. Essas experiências, produzidas no interior de cada escola, têm por finalidade o despertar do interesse, a promoção do prazer, do gosto pela prática regular e a busca de uma melhor qualidade de vida no que tange à saúde e linguagem interativa com o ambiente em que se vive.

Além do Dia do Desafio, fazem parte da rotina das escolas da rede estadual paulista os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) e o Agita Galera. Clique aqui e saiba mais.