• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/12/2011
Últimas Notícias

Educação e Saúde se unem para a prevenção da AIDS e outras doenças transmissíveis

Parceria prevê implantação de novos projetos sobre o tema nas escolas estaduais A prevenção da AIDS já é pauta comum nas escolas da rede estadual paulista desde 1996, quando foi […]

Parceria prevê implantação de novos projetos sobre o tema nas escolas estaduais

A prevenção da AIDS já é pauta comum nas escolas da rede estadual paulista desde 1996, quando foi implantado o programa “Prevenção Também se Ensina”, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Informar e educar os jovens a respeito do tema, no entanto, tem se tornado cada vez mais necessário. Pesquisas apontam que na última década a transmissão sexual foi a principal forma de exposição ao vírus da Aids para jovens entre 13 e 19 anos no Brasil. Além disso, em 2009 a Pesquisa Nacional da Saúde Escolar – Pense, do IBGE, apontou que 30% dos estudantes entre 13 a 15 anos já tiveram relação sexual.

Fatores como estes fizeram com que, em outubro de 2011, as secretarias da Educação e da Saúde oficializassem uma nova parceria para a prevenção das DST/AIDS. A iniciativa ainda prevê ações para o combate da Hepatite B e da Dengue.

O projeto-piloto “Fortalecendo a Prevenção às DST/AIDS e à Gravidez na Adolescência, no Ensino Fundamental e Médio” será implantado gradativamente, com prioridade para os 145 municípios que já desenvolvem programas relacionados à questão. A ação prevê que o tema seja trabalhado com os alunos de forma pedagógica. “Toda prevenção depende de uma mudança de atitude que só a informação não é capaz de promover, por isso é preciso educar”, afirma Eleuza Guazzelli, uma das coordenadoras da iniciativa por parte da Secretaria de Educação. Em um segundo momento, quando os estudantes já estiverem engajados no projeto, a escola poderá definir se colocará preservativos à disposição dos jovens.

Outras frentes

A ação ainda conta com outros dois projetos voltados para a prevenção. O primeiro, chamado “Hepatite B – Informação e Vacinação para a Efetiva Prevenção”, será focado no incentivo à vacinação contra o vírus. A vacina está disponível para adolescentes na rede pública de saúde desde 2001. “Muitas pessoas não sabem que Hepatite B é uma doença sexualmente transmissível”, conta Eleuza. “Queremos mostrar para os alunos o que é essa doença, quais as formas de transmissão e como ele pode se prevenir”, explica.

A última ação prevista pela parceria é destinada ao combate de outro inimigo já conhecido pelos estudantes da rede estadual. O projeto “Educação e Saúde na Escola – Unindo Forças contra a Dengue”, no entanto, tem uma novidade em relação aos programas desenvolvidos desde 2002. O projeto prevê a mobilização das escolas e da comunidade dos 15 municípios com maior incidência da doença, apontados pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).