quinta-feira, 31/10/2013
Professores e Funcionários

Educação forma professores para usar justiça restaurativa na mediação de conflitos

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo promoveu, nesta quinta-feira (31), em parceria com o Ministério Público, uma formatura dos 853 professores capacitados para utilizar técnicas de Justiça Restaurativa no ambiente escolar e traçar estratégias para prevenir e mediar conflitos como bullying e indisciplina.

Participaram da cerimônia o secretário estadual da Educação, professor Herman Voorwald,  o procurador-geral Marcio Elias Rosa e o promotor de Justiça Antonio Carlos Ozorio Nunes, para formação dos 200 professores mediadores participantes das duas últimas turmas da capital e do interior

“A parceria entre Educação e Ministério Público é fundamental sob a ótica da proteção escolar, da mediação e da justiça restaurativa. O programa de professor mediador está sendo bem aceito pele rede, e eu percebo que essa função promove um diferencial na escola, porque estamos cada vez mais formando pessoas que têm consciência do diálogo”, disse secretário da Educação.

“Essa política pública só se desenvolve porque há uma parceria entre Ministério Público, a Secretaria de Estado da Educação e o público alvo, que são os nossos professores. Só assim a gente consegue desempenhar e cumprir bem o nosso papel”, afirmou o procurador-geral.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para a área específica de Justiça Restaurativa, o curso foi oferecido em encontros presenciais nos 10 polos de todo o Estado, atendendo educadores de todas as 91 diretorias regionais de ensino da rede estadual. Nas aulas foram ensinadas técnicas que auxiliam a prevenir e resolver conflitos no ambiente escolar, baseadas na metodologia que trabalha diálogo, reflexão e responsabilidade.

As aulas com promotores de Justiça ocorreram em três encontros presenciais de um dia para cada uma das 10 turmas. “O curso ampliou nosso conceito e acrescentou muito”, diz a professora mediadora da EE Mariuma Buazar Mauad, localizada em Cidade Tiradentes, na capital.

Professores mediadores

A formação de professores mediadores tem aumentado em todo Estado. Nos últimos 3 anos, a presença destes educadores mais do que dobrou nas escolas estaduais. Atualmente, são 2.886 docentes atuantes e, no início do projeto, em 2010, eram 1.156 (crescimento de 149%).

“Os professores-mediadores são instrumentos importantes tanto para os nossos alunos quanto para os funcionários das escolas. Um levantamento feito pela Secretaria mostrou que a atuação destes educadores é aprovada por mais de 90% das unidades de ensino por interferirem de foram positiva na rotina escolar”, afirmou o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Sistema de Proteção Escolar

A ação integra um termo de cooperação que aproxima promotores de Justiça das escolas estaduais e reforça o Sistema de Proteção Escolar, criado em 2009 pela Secretaria da Educação. O programa visa ainda integrar a escola e a comunidade, além de promover a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

#album[2480]down#