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quarta-feira, 28/09/2011
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Escola da Família promove integração da comunidade boliviana no bairro do Brás

A Escola Estadual Domingos Faustino Sarmiento foi sede de uma versão especial do Escola da Família, voltada para a integração da comunidade boliviana A Coordenadoria da Infância e da Juventude […]

A Escola Estadual Domingos Faustino Sarmiento foi sede de uma versão especial do Escola da Família, voltada para a integração da comunidade boliviana

A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria do Estado da Educação, entre outros órgãos, promoveu no último domingo, dia 25 de setembro, o evento Dia da Integração com a comunidade boliviana, com o objetivo de aprimorar o contato com a cultura do país e minimizar a distância do envolvimento social com os brasileiros.

O evento aconteceu na Escola Estadual Domingos Faustino Sarmiento, no bairro do Brás e foi presidido pelo juiz Paulo Roberto Fadigas Cesar, um dos idealizadores do projeto, que ressaltou o valor dessa integração: “a importância dos brasileiros se integrarem com a comunidade boliviana é que amanhã serão eles a integrar outras comunidades, e do lado dos bolivianos diminuir os entraves naturais que uma outra nacionalidade, uma outra língua trazem pra ele no dia-a-dia”.

Além dele, os organizadores do encontro também se mostraram motivados por essa ação, como foi o caso da socióloga e professora Maria Elena Berlinque Martins. “Estou muito emocionada, porque só quem já foi estrangeiro numa outra terra sabe das dificuldades que é você estar longe da sua pátria… esse projeto é interessante por várias razões: a primeira é o romper fronteiras sociais”. Já a diretora da EE Faustino Sermiento, Edila Lellis Chiovetto, disse que eventos assim servem não apenas para integrar povos diferentes, mas também para que o cidadão tome conhecimento do serviço público. “Essa é uma ação muito importante porque tem uma proposta de mostrar o serviço público, que muitas vezes a gente desconhece – não apenas os bolivianos, mas até os brasileiros desconhecem – o tipo de serviço que pode ser prestado à população, para fazer com que essa população tenha uma cidadania melhor, mais plena, e possa viver todos os seus direitos”.

Os representantes da comunidade boliviana também se mostraram muito satisfeitos pelo interesse em relação a sua cultura. “Um evento como esse serve pra unir a Bolívia com o Brasil. E serve pra ter mais afinidade, pra coordenar melhor”, salientou dona Maria Eugenia Criales.

Além de reunir a comunidade em torno de atividades extra-curriculares, o evento também prestou serviço e informou: “É importante porque o boliviano precisa desse tipo de ajuda. Informações sobre o trabalho, o emprego e documentação.  A prevenção de saúde, que teve a palestra hoje, foi muito importante” disse Wily Aruquipa Juqui, um dos líderes da comunidade boliviana.


 

Atividades

No Dia da Integração houve várias atividades culturais, como dança e pratos típicos, além de serviço à comunidade: tratamento oftalmológico, cabeleireiro, bem como estandes de informação sobre educação sexual e doenças sexualmente transmissíveis.

A iniciativa pretende, ainda, espalhar-se para outras escolas. Thiago Cloco de Camargo, da Assessoria Internacional da Secretaria de Educação do estado, afirma: “a intenção é fazer disso um programa contínuo. Utilizar a Escola da Família e esses outros órgãos que possam orientar essa comunidade, presente em várias regiões da cidade de São Paulo”. Já está marcado para Novembro, inclusive, outro evento de integração, desta vez na EE João Kopke.

Programa Escola da Família

O programa Escola da Família completa oito anos de existência aproximando comunidade das atividades escolares, educando e divertindo estudantes e moradores. Por meio da iniciativa, as unidades escolares da rede pública do Estado são abertas aos fins de semana para realização de atividades, cursos, oficinas, palestras e campanhas com a comunidade local. A programação envolve ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho (os quatro eixos da iniciativa).