sexta-feira, 11/12/2015
Pais e Alunos

Escola de Itaquaquecetuba incentiva alunos à leitura com projeto inovador

Com saquinho surpresa e roteiro de leitura, os estudantes se animam para a prática

Os alunos da E.E. Dona Rosaria Isolina de Moraes, de Itaquaquecetuba, são incentivados à leitura com uma sala cheia de atividades super especiais e surpresas deliciosas. O projeto “Quem conta um conto, encanta e pronto” surgiu em agosto com um Caderno do Viajante, no qual os alunos fazem seu roteiro de leitura relatando suas experiências.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Tive essa ideia porque é bom as crianças terem um incentivo à leitura. E quando elas têm um caderno onde podem contar suas experiências, narrar para os amigos, fazer ilustrações, melhor ainda, elas amam, se empolgam”, comenta a idealizadora do projeto e professora de português, Cristina de Almeida e Souza.

Depois que começaram as atividades, aumentou significativamente o número de alunos na sala de leitura. “A procura de livros no intervalo aumentou, é um entra e sai nessa sala como nunca vi. É bom ver os alunos com essa vontade de ler. As notas e o comportamento melhoraram”, comenta a diretora Elaine Aparecida Brogia.

Desde agosto a rotina dos alunos mudou completamente, existe o roteiro de leitura que é discutido entre a professora e os alunos: o que vai ser lido nesta semana. Aí começa o Caderno do Viajante onde os estudantes escrevem no caderno o que achou da obra, sobre o autor, contendo também ilustrações. Cada dia um aluno leva o caderno para casa. Cada sala de aula tem seu “diário de bordo”. No final da semana, a professora corrige todos os textos e avalia como foi a atividade.

“Eles foram se empolgando tanto com a atividade que criaram o saquinho surpresa. Nele tem doces, balas, chocolates. O aluno que não faltar e participar de todas as rotinas, ganha o saquinho surpresa. E ainda tem o destaque da semana: o estudante que tiver o melhor texto, ilustração, e não tiver faltas, ganha um saquinho surpresa especial”, finaliza Cristina.

Instituto Airton Senna

A escola tem uma parceria com o Instituto Airton Senna que promove desafios e propostas de incentivo à leitura. Os alunos do Ensino Médio também participam das atividades da sala de leitura e ainda motivam os menores.

Eles participam dos desafios lendo as grandes obras literárias e as transformando em radionovelas, narrativas e painéis nas paredes da escola. Os estudantes se envolvem também na escolha do melhor texto do Caderno do Viajante dos alunos das turmas do Ensino Fundamental. A melhor narrativa é colocada no jornal da escola, o Rosaria News, na seção Sinopse da Obra.

“Desde que esse projeto foi implantado aqui na nossa escola, a gente começou a interagir mais com os pequenos, incentivando cada mais à leitura. É muito bom ver todos os alunos se motivando”, diz a aluna do 1º ano, Pamela Cristina Alves Bezerra.