• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 06/01/2015
Boas Práticas

Escola de Pais incentiva responsáveis a participar da vida escolar dos filhos

Projeto pioneiro foi idealizado por professoras mediadoras de São José dos Campos

Como estratégia de tornar a figura dos pais mais presente na vida escolar dos filhos, a E.E Euclides Bueno Miragaia, em São José dos Campos, município da região do Vale do Paraíba, criou a “Escola de Pais”.

O projeto idealizado em 2011 pelas professoras-mediadoras Elizabeth Pereira da Silva e Ellen Aparecida da Silva tem encontros mensais na escola.

Os pais participam de palestras e dinâmicas de grupos ministradas por psicólogos, terapeutas, assistentes sociais e outros especialistas. Os temas das reuniões são voltados ao relacionamento familiar e a importância dos pais serem participativos.

“Só abordamos a questão da vida da criança e sua relação com a família. Não falamos de nota ou de boletim. Essas questões são trabalhadas em outro momento”, explica Elizabeth.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A motivação para iniciar a “Escola de Pais” foi a ausência da família na escola e os efeitos que essa realidade causava. Os primeiros encontros contaram com a presença de menos de 10 pais. A média vem crescendo. Nas últimas reuniões, cerca de 50 familiares compareceram. “Acreditamos que a parceria do pai com a escola melhora o rendimento do aluno e diminui o número de ocorrências”, diz Ellen.

Professores mediadores

Os professores mediadores são responsáveis pelo combate aos conflitos nas escolas e aproximação da comunidade. Nos últimos três anos, a presença destes educadores mais do que dobrou nas escolas estaduais. Um levantamento feito pela Educação mostrou que a atuação destes educadores é aprovada por mais de 90% das unidades de ensino por interferirem de foram positiva na rotina escolar.