sexta-feira, 12/08/2016
Sociedade

Confira a origem geográfica de todas as escolas paulistas pelo “Mapa da Educação SP”

As próprias unidades da rede pública, privada, municipal ou técnicas podem atualizar seus dados

Todas as escolas paulistas poderão consultar e atualizar o seu endereço com a nova ferramenta online oferecida pela Secretaria da Educação de São Paulo. Por meio da plataforma “Mapa da Educação SP”, gerentes e agentes de organização escolar, bem como diretores e vice-diretores de escolas estaduais, municipais, técnicas ou da rede privada poderão incluir no mapa colaborativo a geolocalização das respectivas unidades de ensino e informar também à Educação o endereço atualizado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para acessar a plataforma, os gestores devem acessar o site da Secretaria Escolar Digital (SED) com mesmo login e senha utilizados para acessar o sistema GDAE. No caso de unidades municipais, técnicas ou privadas, o acesso deve ser pela inicial do respectivo segmento (Em, Ep ou Etec) junto com o número CIE. Caso as unidades de ensino não se lembrem da senha cadastrada, é necessário entrar em contato com a Diretoria de Ensino pelo e-mail sed.suporte@educacao.sp.gov.br.

Clique aqui e encontre sua Diretoria de Ensino

No site, os gestores deverão clicar no menu “Transporte Escolar” e em seguida na aba “Atualização Manual de Geocodificação de Escola”. No local, devem ser preencher um formulário com os dados da unidade de ensino. Feito isso o próximo passo consiste em arrastar a barra de rolagem da página e clicar no ícone da lupa, abaixo da opção “Selecionar no Mapa”. Vale lembrar que o endereço que aparece na tela é o mesmo que foi cadastrado no sistema “Cadastro de Escolas”.

Após clicar na lupa, os gestores devem clicar na aba “Indicação do endereço no mapa”. Com isso abrirá uma tela com um mapa interativo no qual agentes e gerentes de organização ou gestores deverão arrastar o ícone para o local mais próximo da localização da unidade de ensino. Também é possível digitar o endereço da escola.

Feito isso é necessário verificar se o ponto que indica a geolocalização da escola no mapa está correto, já que muitos endereços possuem a mesma nomenclatura em vários municípios ou estados. Na tela do endereço da unidade de ensino ainda aparecerá a latitude e longitude onde a unidade foi geolocalizada. Para o cadastro ficar completo é necessário salvar o endereço da unidade de ensino.

Ainda está com dúvidas sobre como geolocalizar a sua escola? Acesse o Manual de Geocodificação de Escola.