quarta-feira, 18/09/2013
Escola da Família

“Projeto Aluno Empreendedor será o primeiro estágio de muitos jovens”, diz aluno

Estudantes vão criar e comandar ações gratuitas sociais, culturais e esportivas no Escola da Família

“É uma excelente oportunidade para aprender e ganhar o nosso dinheiro”, comenta o jovem Mateus Pereira Capacci, aluno do Ensino Médio da E.E. Dom Miguel Kruse. O estudante, que participa aos finais de semana do programa Escola da Família, se refere ao projeto lançado, na segunda-feira (16), pela Secretaria da Educação, o Aluno Empreendedor.

A iniciativa prevê a oferta de bolsas para 2.280 jovens do Ensino Médio atuarem, aos finais de semana, nas 2.300 unidades participantes do programa Escola da Família. O anúncio foi feito pelo Governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação, Herman Voorwald.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Por meio do projeto, os alunos vão criar e comandar ações gratuitas sociais, culturais e esportivas, entre outras atividades, aos sábados e domingos. Para isso receberão benefícios mensais no valor de R$ 340, mais auxílio-transporte de R$ 52. A carga horária será de 12 horas, sendo 6 horas no sábado e outras 6 no domingo.

“Os estudantes serão nossos monitores e desenvolverão atividades dentro dos eixos do Escola da Família. O programa é um grande estímulo aos alunos do Ensino Médio. O objetivo é elevar a autoestima dos alunos e valorizá-los”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Início das atividades

Já neste semestre serão oferecidas 1.400 vagas para alunos que já se disponibilizaram a participar de outros programas de estágio oferecidos pela Secretaria da Educação e estão cadastrados nos bancos de dados oficiais.

Os estudantes serão consultados e caso tenham interesse em atuar aos finais de semana será assinado um termo de adesão com cada jovem. A convocação dos primeiros selecionados será feita no final de setembro para que os empreendedores comecem a atuar em outubro. As 880 oportunidades restantes abrem no primeiro semestre de 2014, seguindo o mesmo modelo de seleção.

“Com o novo programa, a Secretaria oferta aos alunos mais uma oportunidade de serem protagonistas nas escolas, com o benefício de receberem uma bolsa e ganharem experiência com o público”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A bolsa tem duração de um ano. Após a convocação, os alunos empreendedores serão encaminhados às unidades do programa de seus municípios de origem. Será dada a preferência para que os jovens atuem nas unidades em que estudam.

Impacto na comunidade

O estudante Mateus Pereira Capacci, que se diz animado com o novo projeto, reconhece a importância dessa ação para a comunidade. “Este será o primeiro emprego de muitas pessoas”, comenta.

“O importante é trazer o aluno para a escola e fazer com que ele se sinta pedagogicamente integrado” acredita Paulo Mathias, membro da coordenação do Escola da Família.