segunda-feira, 10/06/2013
Pais e Alunos

Estudantes podem se inscrever no Parlamento Jovem até sexta-feira (14)

Podem entrar na disputa alunos entre 16 e 22 anos que estejam matriculados no Ensino Médio

Atenção, alunos! O período de inscrições para a 10ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro entrou em sua reta final. Os jovens interessados em participar da iniciativa devem se cadastrar até a próxima sexta-feira (14).

Podem entrar na disputa alunos entre 16 e 22 anos que estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. O evento, que acontece entre 23 e 27 de setembro, vai reunir 78 estudantes de todos os Estados.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O objetivo do programa é possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, por meio da participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os interessados devem elaborar um projeto de lei nas áreas de educação, cultura, esporte, turismo, agricultura e meio ambiente, economia, emprego e defesa do consumidor, saúde e segurança pública.

Após a elaboração do projeto, os alunos devem preencher uma ficha de inscrição, disponível no site da Câmara dos Deputados. O jovem deverá anexar sua proposta ao cadastro juntamente com a cópia de seus documentos pessoais e da declaração de matrícula. O estudante deve entregar o material na escola onde estuda, para que seja encaminhado à Diretoria de Ensino. Cada projeto de lei deve ter a autoria de apenas um aluno.

A Secretaria da Educação selecionará 44 projetos, que serão encaminhados à Brasília, onde passarão por mais um processo seletivo que resultará na escolha de 11 iniciativas. Os alunos autores desses projetos ficarão uma semana na capital do País, acompanhando o projeto de lei de sua autoria que passará por todos os tramites necessários para se tornar lei.