segunda-feira, 21/11/2011

Ex-aluna de Centro de Estudos de Línguas é professora universitária na França

O aprendizado do francês, na mesma escola estadual onde concluiu o Ensino Médio, levou Ingrid Bueno Peruchi a transformar o idioma em profissão O contato com músicas de Piaf e […]

O contato com músicas de Piaf e imagens de Paris durante as aulas de francês no Centro de Estudos de Línguas (CEL) da Escola Estadual Monsenhor Nora, localizada em Mogi Mirim, modificou a vida de Ingrid Bueno Peruchi, 34 anos. Aos 14, a então estudante do Ensino Médio não imaginava que seguiria os passos dos pais e seria professora. Nem que atuaria em uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo, a Sorbonne, na França.

“O CEL era de fato o céu. Salas decoradas com imagens da França, com vocabulário, equipadas com videocassete e toca-fitas. Tínhamos um contato verdadeiro com aquelas novas culturas. Lembro-me das primeiras aulas que tive e da interessante sensação de falar uma outra língua que me parecia tão elegante, tão sonora e, sobretudo, tão diferenciada, pois poucos a conheciam. Essas características davam-me a sensação de fazer parte de um mundo diferente, ao qual só teriam acesso os raros ‘iniciados’”, conta, recordando o ano de 1990.

Após concluir o Ensino Médio, Ingrid ingressou no curso de Letras da Unicamp em 1995. No primeiro ano de graduação, a universitária viveu a experiência que impulsionou a carreira como docente. Ela se tornou professora de francês no mesmo CEL onde conclui os três anos do curso do idioma.

“Tinha uma enorme vontade de transmitir o que sabia, e, mais que isso, de poder contribuir para o sucesso daqueles estudantes. Duas de minhas alunas tornaram-se professoras de francês, uma delas cursou a USP e outra a Universidade Federal de Londrina”, conta, com orgulho.

Em 2005, já mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp, Ingrid se candidatou ao posto de Leitora do governo brasileiro. O Leitorado é um processo seletivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, e do Ministério das Relações Exteriores, dentro do programa de difusão da língua portuguesa do Brasil e da cultura e literatura brasileiras no mundo.

“Fiquei surpresa e muito feliz quando recebi um telefonema de Brasília que indicava que eu tinha sido a escolhida pela Université Paris X-Nanterre”, diz, referindo a uma das 13 universidades que compõem a renomada Sorbonne.

Já instalada na França, Ingrid fez doutorado e deu aulas diversas na universidade. “Depois de terminado o doutorado, prestei concurso na mesma instituição de ensino e passei, aprovada por uma banca de 14 professores de várias partes da França”, conta Ingrid, que há seis anos atua no meio acadêmico francês.

“Acredito que meu percurso pode inspirar outros estudantes. Estive no CEL de Mogi Mirim há dois anos, fiz uma grande palestra sobre a França, sobre Paris, sobre a minha história. Afinal, já havia estado no mesmo banco da escola que aqueles que me escutavam. Quero repetir a experiência, mostrar que é possível”, finaliza.

Centros de Estudos de Línguas

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 144 CELs em funcionamento e 106 em fase de implantação, totalizando 250 unidades. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

No total, são atendidos hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CEL em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.