Fim de férias: Dez dicas para começar o ano letivo com o pé direito

Reservar horários para estudo e lazer estão entre as sugestões para a volta às aulas dos 4,2 milhões de alunos da rede estadual. Início do ano letivo será nesta quarta-feira, 1º de fevereiro

Depois do merecido descanso, cerca de 4,2 milhões de alunos voltam às aulas na rede estadual nesta quarta-feira, 1º fevereiro. O retorno vai exigir disciplina dos estudantes, que terão de se reacostumar aos horários e a rotina de estudos.

De acordo com a educadora e pedagoga Maria Júlia Ferreira, que integra a equipe da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a organização desde o início do ano letivo é importante para que o aluno não acumule tarefas. “É possível organizar o tempo ao longo do ano adotando uma agenda simples, na qual os estudantes podem registrar o horário das aulas e todos os compromissos escolares, como lições de casa, datas para entrega de trabalhos e provas”, comenta.

Para Maria Júlia, o primeiro passo para a volta às aulas é encarar os estudos com responsabilidade. “Decida desde o início ser um aluno sempre presente. Férias no período de férias e estudo diário no período letivo”, aconselha a pedagoga. Veja abaixo dez dicas preparadas pela Secretaria da Educação que ajudarão os estudantes a organizarem seu tempo e começarem o ano com o pé direito. Confira!

1 - Divida seu tempo ao longo do ano. Lazer e descanso contínuo devem ficar restritos ao período de férias. É importante estar presente e se dedicar muito aos estudos durante o ano letivo. Tenha responsabilidade.

2 - Organize seu tempo ao longo do ano adotando uma agenda simples, na qual você poderá registrar o horário das aulas e todos os compromissos escolares, como lições de casa, datas para entrega de trabalhos individuais e em grupo, pesquisas, visitas, atividades extraclasse, provas, etc. A consulta diária a sua agenda o ajudará no melhor aproveitamento do tempo.

3 - Se preferir não adotar uma agenda, mantenha o horário das aulas em lugar fácil de consultar: por exemplo, na capa de um caderno de disciplina que tenha aulas diárias. Sua consulta, antes de ir para a escola, o ajudará a não esquecer os materiais que devem ser levados para as aulas de cada dia.

4 - Saiba que aprendemos sempre, continuadamente. Portanto sua dedicação também deve ser contínua: Nas aulas, na realização das tarefas e trabalhos e na eliminação das dúvidas. Estudar apenas na véspera das provas não é uma boa estratégia.

5 - Quando tiver dúvidas, pergunte. Se você está atento às explicações, mas não entender alguma coisa nas aulas, deve esclarecer isso junto aos professores. Também, depois das aulas, colegas que não tiveram dúvidas poderão te ajudar.

6 - Organize o local de estudo em sua casa. Ter um “cantinho” fixo para fazer suas lições e atividades escolares como leitura e pesquisa, ajuda muito a estabelecer sua rotina diária de estudos. Quanto mais tranquilo e silencioso for este local, melhor para sua concentração. TV, rádio, celular, iPod, não são bons parceiros para estes momentos.

7 - Organize seu tempo diário de estudo em casa. Reserve um horário fixo para fazer suas lições e atividades escolares. Faça as lições todos os dias e logo que o professor as pedir. Além de ser mais fácil a sua realização em tempo mais próximo das aulas você diminui a chance de esquecimento.

 8 - Assim que terminar suas lições diárias, consulte o horário de aulas da sua classe para o dia seguinte e já deixe separados e arrumados os materiais que deverá levar. Esta é uma dica muito simples e significa planejamento antecipado.

9 - Avaliações, trabalhos, lições e provas são oportunidades para melhorar o aprendizado. Seu principal objetivo não está na nota, mas seu resultado mostra como você está progredindo e onde estão suas dificuldades que precisam ser superadas. São pistas preciosas que você deve aproveitar.

10 - Finalmente não se esqueça de reservar um tempo diário e semanal para as atividades de lazer que você mais gosta, ou para colaboração em tarefas da casa ou da comunidade. Elas serão bem mais divertidas se você já tiver terminado de cumprir seus compromissos escolares.