• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 23/10/2013
Escola da Família

Grupo de teatro escolar completa dez anos e encena HairSpray

Alunos da E.E. Tarcísio Álvares Lobo se apresentam para a comunidade; entrada é gratuita

Figurino, maquiagem, cenários, textos a decorar. Os ensinamentos dados aos alunos da E.E. Tarcísio Álvares Lobo vão além das salas de aula e passam pela arte, pelo improviso e pela paixão ao teatro.

“Eu acredito que o teatro contribui muito pra o avanço de qualquer competência e habilidade de um ser humano”, conta Renan de Oliveira Souza, professor da E.E. Tarcísio Alvares Lobo, localizada no bairro do Limão, na capital paulista. 

Renan é ex-aluno da escola e, após terminar o Ensino Médio, formou-se em letras e, posteriormente, em arte cênicas. “Eu queria voltar para cá e continuar o trabalho que criamos em 2003”, diz. Naquele ano, foi criada Comissão Teatral Tarcísio Álvares Lobo, a Cottal, que desde então incentiva a produção de peças na escola.

Para comemorar o décimo ano de existência, o grupo está encenando o musical HairSpray, cujo enredo, segundo os professores e alunos, trata de questões similares às vividas pelos moradores das comunidades adjacentes à escola.

“Os problemas do HairSpray são questões existentes na sociedade até hoje. Trazer essa realidade para o palco pode abrir os olhos de algumas pessoas, porque o preconceito ainda existe”, conta Gabriel Gomes, aluno da 3º série da E.E. Anhanguera, também participante do grupo de teatro.

Além de abrigar os próprios alunos, a Cottal aceita estudantes de outras escolas estaduais da região. “A escola é aberta para toda a comunidade, para todas as outras escolas e para todos os públicos”, esclarece o diretor Wilson Almeida Amaral. 

As peças são encenadas para toda a comunidade aos finais de semana, durante as atividades do programa Escola da Família, do qual a E.E. Tarcísio Alvares Lobo faz parte desde 2003.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Teatro Cottal

Um teatro foi construído nas dependências da unidade escolar, que atende quase 3 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio. “Quando cheguei à direção, em 2002, vi que precisava oferecer algo novo, criar vínculos com a comunidade e manter o aluno na escola. Eu pensei que a melhor forma de fazer isso é por meio do esporte e da cultura”, conta o diretor. 

O primeiro espetáculo do grupo, em 2003, baseou-se na obra “A hora da Estrela”, de Clarice Lispector. E no decorrer dos anos, seguiram-se apresentações como “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare; “Cyrano de Bergerac”, de Edmond Rostand; “O Fantasma da Ópera”, de Gaston Leroux; “Fausto”, de Johann W. Von Goethe; “Mamma Mia”; “Hércules”; “O Despertar da Primavera l”, de Frank Wedekind; e “O Conde Monte Cristo”, de Alexandre Dumas.

“Nós oferecemos uma cultura muito boa, não só para quem vem assistir, mas aqueles que estão aqui fazendo teatro”, finaliza o professor Renan.

Serviço

HairSpray
Entrada gratuita
Em cartaz até 8 de dezembro
Sábados, às 19h / Domingo, às 16h 
Local: E.E. Tarcísio Alvares Lobo
Rua Estela Borges Morato, 500 Bairro Limão, entrada pelo portão grande do estacionamento.

Obs: Não haverá apresentação nos dias 27 de Outubro; 16, 17 e 24 de Novembro.

#album[2470]down#