• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 16/09/2016
Boas Práticas

#HoraVerdeSP: escola de Suzano economiza água com horta sustentável

Alimentos são utilizados na merenda escolar

O cuidado com o desperdício de água está presente na E.E. Professor Tochichico Yochicava, localizada na cidade de Suzano. Por meio de sua horta hidropônica, a escola consegue economizar água e cultivar alimentos para enriquecer a merenda escolar dos alunos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Em média, colhemos 200 pés de alface em 32 dias de plantio, por exemplo. Também plantamos outros tipos de alimentos. Isso varia de acordo com o gosto dos alunos”, afirma Ana Maria Gonçalves Dieguez, diretora da unidade de ensino.

Para a criação da horta, que fica suspensa, foram adquiridas calhas especiais por meio do programa de Projetos Descentralizados (Prodesc), da Secretaria da Educação, que custeia ações de boas práticas desenvolvidas nas escolas da rede. No espaço, alunos e professores fazem o plantio de diversos vegetais, que são bombeados por duas caixas d´água. Em seguida, a escola compra os nutrientes necessários para as plantas se desenvolverem. Esses nutrientes são misturados na água, que fica com um tom azulado, na quantidade necessária para determinada planta.

“É gostoso vir aqui para revisar as canaletas, solução nutritiva e outros. Eu faço por prazer. Já vim aqui até no dia de Natal para cuidar da horta”, afirma o professor Erry Ailton Silva Ferreira, um dos responsáveis por cuidar do espaço.

#HoraVerdeSP

No mês de setembro o Governo do Estado de São Paulo irá apresentar ao público algumas das ações de preservação ambiental que acontecem em São Paulo. Intitulada de #HoraVerdeSP, a ação terá participação das secretarias da Educação, Meio Ambiente, Justiça, entre outras.