• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/06/2015
Boas Práticas

Incentivo à preservação do meio ambiente é pauta na rede estadual paulista

Escolas estaduais promovem diversas ações relacionadas ao tema

Incentivar o debate e prática de ações sobre a conscientização do meio ambiente é uma das pautas presentes na Educação paulista, por meio do Currículo do Estado de São Paulo. Neste sentido, algumas escolas e diretorias de ensino da rede estadual se destacam com projetos que envolvem conscientização ambiental.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Conhecida por ser uma escola que se preocupa com a conscientização ambiental dos alunos e da comunidade, a E.E. Professor Tochichico Yochicava, localizada em Suzano, possui inúmeros projetos voltados para o meio ambiente. Entre eles, destaca-se a “Horta Hidropônica”, que consiste no plantio de alimentos, que são suspensos no ar por meio de calhas especiais.

A ação tem como objetivo o uso consciente da água, além da cultivação de alimentos, que são usados na merenda escolar. “Em média, colhemos 200 pés de alface em 32 dias de plantio, por exemplo. Também plantamos outros tipos de alimentos. Isso varia de acordo com o gosto dos alunos”, afirma Ana Maria Gonçalves Dieguez, diretora da unidade de ensino. Saiba mais aqui.

No município de São Carlos, a Diretoria de Ensino, em parceria com a companhia de energia da região, leva aos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental métodos de consumo energético por meio do projeto “CPFL nas Escolas”. A ação tem por objetivo trazer impacto positivo para o meio ambiente. Saiba mais aqui.

Alguns alunos das escolas estaduais de São Paulo encontraram no meio ambiente uma oportunidade para criar e desenvolver projetos científicos. As soluções encontradas vão desde um sistema de irrigação com garrafas PET, um coletor da água de chuva de baixo custo e até o uso da matemática em dispositivos de controle de vazão e economia de água nas unidades de ensino. Conheça os projetos.

Campanha de conscientização ambiental da Educação

A Educação também convida as mais de cinco mil escolas paulistas a aderir à campanha “Escola Sustentável parceira do Programa Nascentes”, iniciada nesta semana. A ação tem por objetivo introduzir os conceitos de sustentabilidade e preservação do ecossistema nas escolas, dando destaque à necessidade de recuperação de matas ciliares, de forma a conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente. Saiba mais aqui.