quarta-feira, 06/07/2016
A Escola Que Queremos

Janaina Rueda fala sobre o projeto de reformulação do cardápio da merenda

Em videoconferência, chef falou com as merendeiras das DEs Centro, Centro Sul e Centro Oeste

As merendeiras das Diretorias de Ensino Centro, Centro Sul e Centro Oeste, tiveram a oportunidade de assistir à videoconferência conduzida pela chef Janaina Rueda, na manhã desta terça-feira (6), transmitida pela Rede do Saber

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Clique aqui e assista a videoconferência completa

A VC teve o objetivo de esclarecer as diretrizes do Projeto Chef na Escola, criado pela Secretaria da Educação e apoiado pela chef Rueda. O debate contou com a participação do Assessor de Gabinete, Wilson Levy, e da Nutricionista Coordenadora do Projeto, Giorgia Castilho Russo Tavares.

De acordo com Janaina, serão introduzidos dez novos pratos no cardápio, cuja elaboração vem sendo testada com alimentos frescos e nutritivos, que já estão disponíveis na despensa das unidades escolares, com todo o apoio e supervisão de nutricionistas da Educação.  A principal preocupação é agradar o paladar dos estudantes, sem esquecer das taxas nutricionais previstas na alimentação escolar diária.

Para tanto, a chef vai transmitir a mais de duas mil merendeiras da rede estadual de ensino técnicas de preparo e sugestão de temperos. A VC foi direcionada para as primeiras merendeiras a receberem as orientações. A previsão é que os alunos tenham esse cardápio disponível nas escolas a partir do segundo semestre deste ano.

“As pessoas vão ter que se interessar por novas técnicas de cocção, que são importantes dentro da merenda. Quero aplicar alguns truques, algumas técnicas muito fáceis. A gente vai ser reconhecido em todo estado de São Paulo como grandes cozinheiros”, disse Janaina.

Segundo Giorgia, serão produzidos vídeos curtos de passo a passo com técnicas de preparo para que os alunos consigam replicar esse material em suas casas, expandido a ação para além dos muros das escolas. Outra ação prevê que as receitas sejam publicadas em um livro. “A gente vai chegar em um ponto em que as crianças vão pedir para as mães cozinharem essa comida da escola em casa”, acrescentou a chef.

A ação faz parte das ações do Projeto Cozinheiros da Educação, e tem parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Sobre a chef

Conhecida por adotar um estilo ‘confort food’ – caseiro e cheio de sabor – Janaina Rueda comanda dois restaurantes na região central de São Paulo. Também foi eleita uma das 10 mulheres referência da cozinha brasileira pela revista Exame. Outra razão para garantir a parceria: a chef é ex-aluna da rede.