• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/12/2014
Escola de Tempo Integral

Com escola sustentável, jovens vencem Feira de Ciências e participarão de mostra os EUA

Seis projetos foram escolhidos na competição para representar a rede em outras feiras

“O jovem cientista se preocupa em conhecer, aprender, pesquisar. O jovem cientista nunca perde a perspectiva do futuro”, diz Jonathan Fernando Ferreira aluno do Ensino Médio da E.E. Professor Carlos de Arnaldo Silva e membro do grupo vencedor da Feira de Ciências da Educação.

Como prêmio, os estudantes levam para a cidade de Jales, no interior do Estado, a medalha de ouro e o passaporte para representar a rede estadual na Genius Olympiad, nos Estados Unidos.

O projeto de iniciação científica “Uma Escola Sustentável” deu aos estudantes o reconhecimento de jovens cientistas. Eles pesquisaram sobre o reaproveitamento da água por meio de substâncias com poder de filtragem e desodorização. O tema com característica inovadora chamou a atenção da banca avaliadora. “Percebemos a busca pela inovação e sustentabilidade. Eles têm muita preocupação com o futuro”, conta Roberto Canossa, membro da equipe técnica da Feira de Ciências.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ao todo, seis projetos foram premiados na cerimônia realizada nesta sexta-feira (12), no Salão Nobre da Secretaria da Educação. Os alunos vencedores receberam medalhas, certificados de participação e o credenciamento para representar o Estado de São Paulo em olímpiadas de conhecimento, como a Mostratec, Febrace, MOP e Fenecit.

– Veja aqui a lista de classificação

Geração de cientistas

Em 2014, o evento, antes direcionado aos alunos do novo modelo de Escola de Tempo Integral, ampliou as inscrições para estudantes matriculados em qualquer escola estadual. A competição contabilizou o cadastro de 163 projetos.

“A ideia desse evento é desenvolver o gosto pela ciência e fomentar a produção da pesquisa a partir da Educação Básica, valorizando o papel do educador e incentivando o aluno ao reconhecer seu potencial”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.