• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/05/2017
Pais e Alunos

Leitura e imersão em língua estrangeira ajudam na hora de estudar para o vestibular e Enem

Revistas, jornais, música e filmes contribuem para a preparação

As inscrições para o Enem 2017 já estão abertas e agora a corrida é contra o tempo. Uma das preocupações dos vestibulandos, a prova de língua estrangeira exige uma preparação especial. Com questões focadas na interpretação de diversos gêneros textuais, é possível estudar indo além da forma tradicional.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Embora seja possível escolher entre espanhol e inglês para a realização do ENEM, a língua inglesa é a preferida da maior parte dos estudantes e faz parte da grade curricular de todos os alunos de Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série).

Confira algumas dicas da Educação de SP para obter um bom aproveitamento.

1. Leia jornais e revistas no idioma. A prática além de manter o aluno atualizado sobre diversos assuntos, também contribui para o aumento do vocabulário, ambientação da língua e apresenta novos gêneros textuais.

2. Resolva as provas de anos anteriores. Isso ajuda a entender os conteúdos e a preparar o aluno para o que virá. A EVESP, Escola Virtual da Educação de SP, possui um banco de dados com simulados que servem para testar os conhecimentos. A plataforma também oferece um curso online de inglês para alunos e ex-alunos da rede.

3. BBC Learning English – Será que você realmente entende do assunto? A emissora britânica mantém uma página com dicas para quem está aprendendo o inglês como segunda língua. Além de informações sobre gramática, também é possível encontrar podcasts, notícias, artigos, dicas de estudo e diversos outros textos para treinar a leitura.

4. Siga as dicas do caderno do aluno de Inglês. Todos os volumes possuem uma seção com dicas de leitura de sites, filmes e músicas para aprender mais sobre o conteúdo e aprofundar o conhecimento no idioma.

5. Acompanhar a letra e tradução das músicas favoritas é outra maneira de aprender como as frases são construídas e também amplia o vocabulário de uma forma divertida.