• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 03/10/2011
Últimas Notícias

Mais de 140 mil alunos da rede visitam instituições culturais em outubro

A ação integra o programa Cultura é Currículo, da Secretaria da Educação, e oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, centros, parques e institutos de arte e cultura […]

A ação integra o programa Cultura é Currículo, da Secretaria da Educação, e oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, centros, parques e institutos de arte e cultura

O projeto Lugares de Aprender – A Escola sai da Escola, da Secretaria de Estado da Educação, levará 143.640 alunos da rede estadual de ensino a instituições culturais durante todo o mês de outubro. Estão previstas 3.591 visitas a 150 locais, a partir de terça-feira (04/10). Participarão das atividades 2.018 escolas de 74 Diretorias de Ensino da capital, Grande São Paulo e interior.

O Lugares de Aprender é um dos três segmentos do programa Cultura é Currículo, que neste ano conta com investimento total de R$ 32 milhões da Secretaria, o dobro da verba destinada em 2010. “A ampliação da verba está permitindo que o benefício seja estendido a um número maior de alunos”, disse o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

No primeiro semestre deste ano, 294 mil estudantes participaram das atividades. Até o final do ano, serão atendidos cerca de 350 mil alunos. O projeto foi concebido em acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp).

Voltado ao Ensino Fundamental e Médio da rede estadual, o Lugares de Aprender promove o acesso de alunos e professores a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo. As vagas são disponibilizadas às Diretorias de Ensino, que as distribuem às escolas estaduais participantes do projeto. A Secretaria fornece transporte e lanche aos estudantes.

Novos destinos

Neste ano, a programação foi ampliada com 16 novos destinos na capital, interior e litoral, como o Museu Oceanográfico da USP, em São Paulo. Entre as instituições parceiras, está o SESC São Paulo, que oferece programação cultural em unidades em todo o Estado.

Ampliando a formação

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa é dividido em três segmentos: Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola, com visitas a instituições culturais; Escola em Cena, que leva alunos a apresentações de teatro e dança; O Cinema Vai à Escola, com exibições de filmes dentro das unidades escolares.

A iniciativa possibilita que alunos da rede estadual de ensino tenham acesso gratuito a espetáculos de teatro e dança, além de visitas monitoradas a instituições culturais.

Conheça alguns lugares contemplados pelo programa e visite você também:

Estação Ciência

Instituto Butantan

Jardim Botânico

Jardim Zoológico