• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/03/2017
Pais e Alunos

Minicurso do AcessaSP ensina a captar e a tratar água da chuva

22 de março é o Dia Mundial da Água, excelente motivo para você fabricar sua própria cisterna

Seguindo as definições do dicionário, você é capaz de identificar qual elemento da natureza iremos abordar neste texto? A saber: substância líquida e incolor, insípida e inodora, essencial para a vida da maior parte dos organismos vivos e excelente solvente para muitas outras substâncias; óxido de hidrogênio; é a parte líquida que cobre aproximadamente 70% da superfície terrestre, sob a forma de mares, lagos e rios.

Ficou fácil, certo? No entanto, mesmo diante da importância dada à água nos discursos, o ser humano, por incrível que pareça, ainda não despertou para a conscientização de saber usá-la com responsabilidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A água possui um enorme valor econômico, ambiental e social, o que a torna fundamental para a existência da vida no planeta Terra. Segundo a ciência, as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos há cerca de 4 milhões de anos. Ela é um recurso natural único, escasso e essencial.

Mas, por maior que seja a sua importância, as pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo que sem a água não há vida.

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da urgente necessidade de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. A data é comemorada no dia 22 de março, e foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de ampliar a discussão sobre esse tema tão importante.

A Terra possui 1,386 bilhões de quilômetros cúbicos de água, mas apenas 2,5% desse total é água doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, em média, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura.

Como captar e usar a água da chuva

A água potável é um recurso escasso, que deve ser poupado ao máximo para não faltar. E a chance de economizar também cai do céu, basta aproveitar! Somando a captação de água da chuva e outros cuidados é possível reduzir sensivelmente o consumo de água potável na sua residência.

Pensando nisso, a Educação indica o minicurso do AcessaSP “Como Captar e Usar a Água da Chuva”. Por meio de aulas online, o aluno aprende a montar, de forma simples, um sistema de captação de chuva (minicisterna doméstica), além de como tratar e armazenar o que foi coletado. A ideia é que as pessoas que se matriculam no minicurso, e o completam, ajudem a preservar a água tratada, economizando-a para outras situações, como beber e cozinhar.

Como se inscrever nos minicursos do AcessaSP

O site dos minicursos do AcessaSP é didático e intuitivo. Basta clicar com o mouse sobre o tema escolhido e, em seguida, se matricular. Após a matrícula, basta preencher a ficha para transitar livremente pelo portal. Uma dica valiosa é sempre procurar fazer uma lição por dia para absorver melhor as informações e não se sobrecarregar de conteúdo.

Outras formas de aprender melhor devem ser levadas em consideração, como sempre responder os questionários, pois essa é uma maneira de reforçar os termos aprendidos e de conferir se você entendeu todos os tópicos. Ao fazer as lições de casa, irá colocar em prática o que aprendeu na teoria.

Também é possível entrar em contato com os organizadores do site Acessa SP para enviar sugestões e tirar dúvidas sobre algum ponto da lição. E ainda existe a opção de imprimir cada uma das aulas, caso queira guardar o material.