quinta-feira, 12/03/2015
Pais e Alunos

Novas diretrizes da Educação convocam famílias a participarem do ensino

Práticas irão aprimorar a aprendizagem e ampliar o tempo de estudo nas escolas estaduais

A Secretaria da Educação do Estado publicou as novas diretrizes para o ensino paulista. A mensagem é para que todas as 5 mil escolas estaduais mobilizem os pais e a comunidade a participarem do ensino, mecanismo de extrema importância para aprimorar a qualidade da aprendizagem. O texto, elaborado pelos educadores da rede, está acessível no Diário Oficial.

Os recursos fazem parte do acervo hi-tech da Secretaria que já conta com 2.500 itens, entre videoaulas, infográficos e games sobre todas as disciplinas. A plataforma colaborativa é atualizada rotineiramente.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Foi sugerido que as escolas criem canais de contato mais estreito com as famílias. As diretrizes estabelecem que as duas partes atuem em conjunto para mapear eventuais dificuldades dos estudantes. A proposta é que a parceria considere a pluralidade de perfis dos alunos e utilize diversas didáticas para garantir o bem-estar de crianças e jovens.

Atualmente, a Secretaria mantém canais que possibilitam a participação das famílias na rotina educativa. O boletim escolar, por exemplo, é entregue nas versões imprensa e online e todas as unidades são orientadas a realizar reuniões de pais e mestres. Pesquisa respondida por mais de 1 milhão de alunos detectou ainda que 80% dos responsáveis auxiliam na lição de casa dos filhos. Esta é uma das dicas sugeridas para ampliar a participação na vida escolar.

Além das famílias, a Secretaria atua com a convicção de que o professor é fator decisivo para o desempenho dos alunos. Por isso, as diretrizes educacionais também apontam para o fortalecimento de programas de tutoria a esses profissionais. Hoje a rede conta com mais de 10,2 mil professores coordenadores que desempenham nas escolas e diretorias de ensino a função de orientar o trabalho dos demais docentes de modo a apoiar e subsidiar as atividades em sala de aula.

“O objetivo das novas diretrizes é viabilizar uma melhoria constante da qualidade do ensino no Estado de São Paulo, aprimorando o trabalho que vem sendo feito. Essas ações nortearão as diretorias de ensino, escolas, profissionais e alunos para os próximos quatro anos. Com a maior participação das famílias, reafirmamos o nosso compromisso de estabelecer as escolas como palco de formação integral do estudante”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Mais tempo na escola

Para as equipes de gestão escolar (supervisores, coordenadores e diretores) fica estabelecido também uma relação mais próxima, por sua vez, com as 91 diretorias regionais de ensino. Caberá a esse grupo identificar problemas, antever soluções e dar o encaminhamento correto às necessidades da região.

O tempo em que o aluno passa na escola também será aprimorado em duas vertentes. A primeira é a e otimização do ambiente escolar com a utilização de todos os espaços para fins de aprendizado. A segunda é o aumento do tempo em que o aluno passa aprendendo. Além da carga horária em sala de aula, as escolas terão como meta o aumento progressivo da aprendizagem curricular, como a utilização do Centro de Estudo de Línguas (CELS), tempo adicional de aulas para reforço, Programa de Ensino Integral, entre outras opções oferecidas.

No Estado todo, são 492 escolas com jornada igual ou superior a 7 horas que atendem 130 mil alunos. O número é 64% maior do que o registrado em 2012, quando 79 mil foram beneficiados. Outra novidade da rede é que após as avaliações do primeiro bimestre os alunos terão acesso a um programa de reforço, com uma hora a mais de aula de português e matemática, voltada àqueles que apresentarem dificuldades.

#album[2772]top#