• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 09/09/2011
Últimas Notícias

Olímpiadas Escolares Brasileiras começam hoje, 09/09

A competição que acontece em João Pessoa, na Paraíba, terá a participação de 45 estudantes da rede estadual de São Paulo, sendo 11 da capital Onze alunas da rede estadual […]

A competição que acontece em João Pessoa, na Paraíba, terá a participação de 45 estudantes da rede estadual de São Paulo, sendo 11 da capital

Onze alunas da rede estadual da capital paulista vão representar São Paulo nas Olimpíadas Escolares Brasileiras que começam nesta sexta-feira, 09 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba. A competição é destinada a participantes que integram a categoria mirim (12 a 14 anos).

A aluna Beatriz Aparecida Queiroz Cardoso, da Escola Estadual Décio Ferraz Alvim, localizada na zona leste, vai concorrer com arremesso de peso, na modalidade atletismo. Outras dez estudantes que integram o time de basquete da Escola Estadual Geraldo Moreira, também da zona leste, defenderão São Paulo nesse esporte.

Em todo o Estado, 45 alunos da rede estadual de ensino da capital, Grande São Paulo e interior irão disputar as olimpíadas. A competição nacional, que começa hoje e vai até o dia 18 de setembro, reunirá cerca de 3.300 atletas das redes pública e privada de todo o País.

A seleção paulista contará com representantes de escolas estaduais nas disputas de atletismo (1.000m, 250m, 75m, arremesso do peso, lançamento do dardo, lançamento do disco, pentatlo, hexatlo, salto em altura e salto em distância) ciclismo, judô, tênis de mesa, xadrez, basquete e vôlei. O torneio também contará com competições de futsal, ginástica rítmica, handebol, natação e badminton.

Os estudantes foram classificados em seletivas que reuniram os vencedores das etapas regionais do 1° Campeonato Escolar Olímpico Rumo a 2016. A competição é promovida pela Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, e voltada a alunos do Ensino Fundamental e Médio de toda a rede estadual, além de representantes de escolas municipais e particulares em todo o Estado. A proposta é estimular a prática esportiva e formar jovens para os Jogos Olímpicos de 2016.

Celeiro de atletas

As Olimpíadas Escolares já se firmaram como um grande celeiro de atletas para o esporte de alto rendimento do Brasil. Observadores das Confederações Brasileiras Olímpicas participam do evento, reconhecendo e cadastrando os futuros atletas olímpicos do Brasil. Esse trabalho já vem apresentando resultados expressivos. No último Campeonato Mundial de judô, em Paris, onde o Brasil teve sua melhor participação na história, duas medalhas vieram de atletas oriundas das Olimpíadas Escolares: Mayra Aguiar e Sarah Menezes. Além disso, dos 81 atletas integrantes da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura, em agosto de 2010, 35 passaram pelas Olimpíadas Escolares desde 2005.