terça-feira, 09/05/2017
Pais e Alunos

Participe do Programa História do Patrono

A iniciativa permitirá que cada comunidade escolar conheça melhor a sua própria história

As escolas da rede estadual agora têm a chance de contar a história de seu patrono. Para atender as atribuições, orientar as escolas e criar um banco de dados foi lançado o Programa Memória Escolar, Educação e Patrimônio, que foca na preservação da memória e patrimônio escolar, com ênfase na pesquisa, na investigação e no debate. Para este fim, uma de suas ações consiste na pesquisa para o conhecimento da História dos Patronos das Escolas, por meio do levantamento de sua biografia e o processo de escolha de seu nome. Um cronograma prevê o prazo de entrega dos documentos entre 16 de junho e 6 de outubro. Veja abaixo o dia exato que sua escola precisa enviar as informações para a Diretoria de Ensino.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A iniciativa é uma ação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através do Centro de Memória e Acervo Histórico CEMAH/CRE Mario Covas/EFAP.

Sobre as Orientações Referentes à Pesquisa

É necessário que os participantes definam os objetivos, o conteúdo, a estratégia a ser tomada e as formas de avaliação. Para facilitar o processo, basta verificar se já existe algum material publicado sobre o patrono da escola. A pesquisa pode ser feita na própria instituição, na Diretoria de Ensino, na imprensa local/regional, no departamento histórico da Prefeitura, na internet, entre outros.

O documento deve ser elaborado em PowerPoint, e ter, no máximo, cinco slides. Salve o projeto em PDF, e na capa faça uma arte com imagens da escola. Cuidado, pois as fotos escolhidas devem possuir autorização de uso de imagem. E não esqueça de colocar as legendas. Após contar a história do Patrono, insira no último slide todas as fontes de pesquisa utilizadas e as datas que as fontes foram acessadas, e indique a autoria do texto, que poderá ser de um aluno, um professor ou feito em coletividade.

O programa é uma excelente oportunidade de colocar o seu lado repórter para funcionar, para isso, basta procurar fontes que conviveram com o patrono da escola, como familiares e amigos. Utilize o acervo da escola como fonte de pesquisa, verifique se existe algum documento, como fotos ou objetos que tenham pertencido ao homenageado. Apure todos os fatos. Tenha certeza de que as histórias são verdadeiras. Depois, é só escrever o texto que irá representar a sua escola.

Clique aqui e assista alguns vídeos que vão te auxiliar na construção do seu projeto sobre a História do Patrono.

Sobre o Envio do Documento

O material deverá ser entregue em CD para a Diretoria de Ensino, para o responsável na oficina pedagógica. A diretoria deverá reunir todos os arquivos recebidos das escolas e gravar em um único CD ou DVD e encaminhar para o CRE Mario Covas, de acordo com o cronograma dividido nos Polos das Diretorias de Ensino (tabela abaixo), no endereço: avenida Rio Branco, 1260 – CEP: 01206-001 – Campos Elísios/SP, aos cuidados do CEMAH – Centro de Memória e Acervo Histórico/CRE Mario Covas/EFAP.

Cronograma de Entrega

Polo 1 – Entrega em 16/06/2017
Diretorias Centro, Centro Oeste, Norte 1 e Norte 2

Polo 2 – Entrega até 16/06/2017