• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 17/09/2015
Boas Práticas

Professora recicla pneus e utiliza para fazer jardim e horta sustentável em escola de SP

Alimentos produzidos são utilizados na Merenda Escolar

Às terças e quintas-feiras na E.E. Joaquim Leme do Prado, localizada em São Paulo, são dias de grande movimento dos alunos dos Anos Iniciais da professora de Língua Portuguesa, Conceição Aparecida Ferreira dos Reis, em prol da melhoria da sustentabilidade. Isso acontece graças ao projeto desenvolvido pela educadora, e que visa reciclar pneus espalhados pela comunidade para a criação de jardins e hortas dentro da unidade escolar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O projeto teve início em fevereiro deste ano, quando a professora apresentou desenvolvei a ideia e apresentou à direção da escola. “O projeto foi aprovado e nós iniciamos o processo de limpeza e pintura dos pneus. Logo depois arrumamos um espaço na escola para a produção. Nele eu ensino os alunos a como cuidar das plantas e da água”, afirma.

São plantados tomates, couve, entre outros alimentos que são utilizados na merenda escolar. “O maior objetivo do projeto é conscientizá-los a respeito da importância da sustentabilidade, mostrar que eles podem transformar espaços ruins em espaços melhores que, consequentemente, vai dar a eles uma vida melhor”, revela a professora.

Antes de toda a produção, porém, a educadora estende o projeto para dentro da sala de aula, com demonstração de vídeos sobre o assunto, entre outras atividades. Para a aluna Vitória Alves, a aula traz muitos ensinamentos sobre sustentabilidade. “Eu gosto bastante dessa aula, a gente se diverte muito porque aprendemos a reciclar e a reutilizar várias coisas. Eu planto alface, tomate, rúcula e morango na horta”, conta.

A opinião é compartilhada pelo colega Lucas Gabriel Marcelino de Matos. “Aprendemos muitas coisas sobre sustentabilidade nessa aula”, conta.

Já para Geovana Ribeiro Rodrigues, a aula traz além de ensinamentos também de Língua Portuguesa. “Nós aprendemos muita coisa não só sobre sustentabilidade, como de português. Também acho a aula muito importante, pois aprendemos a ajudar o meio ambiente”, afirma.

Olhar Para Conectar

A iniciativa da professora Conceição faz parte do projeto “Olhar para Conectar”, no qual cada educador da escola têm como tarefa perceber algo que pode transformar na sociedade e desenvolver uma atividade em cima disso. Também faz parte do Mais Educação.

“Tem professor que trabalha com fotografia, doação de sangue, entre outras atividades. E eu decidi ir para a área da sustentabilidade”, afirma.