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sexta-feira, 30/05/2014
Cursos para professores

Professores da rede estadual terão nova plataforma colaborativa de conteúdo

Plataforma digital permitirá a troca de informações, projetos e experiências pedagógicas

A rede estadual de ensino tem um novo aliado para ampliar o aprendizado dentro e fora de classe. Trata-se da plataforma Currículo+, ferramenta digital que faz parte do Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades e é destinada a todos os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de pais e universitários.

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O projeto reúne sugestões de jogos, animações, vídeos, simuladores, áudios e infográficos recomendados pelos próprios educadores da rede e que dialogam com o currículo do Estado. A principal ideia é incentivar o uso desses conteúdos digitais como recurso pedagógico complementar às aulas regulares e tornar a aprendizagem mais dinâmica e diversificada.

Os professores participam da página de três formas: interagindo com a plataforma nas opções “curtir” e caixa de comentários; compartilhando conteúdo via e-mail, Facebook e Twitter; e recomendando um conteúdo próprio ou disponível na internet. Em quatro meses, foram registrados 85 mil acessos.

– Conheça o Currículo+

Para facilitar a busca por temas, ciclos e tipo de acessibilidade, antes de integrar o acervo, todas os conteúdos indicados pelos professores passam por uma “triagem” feita por 60 educadores que atuam nas diretorias de ensino do Estado. Esses assistentes de seleção têm a missão de receber e classificar o material. Até agora já estão disponíveis 1,5 mil títulos.

Outra iniciativa da Educação para encurtar o acesso dos professores da rede estadual ao material é a ampliação dos recursos tecnológicos nas unidades de ensino. Até o final deste semestre, mais 229 escolas receberão melhorias de infraestrutura de TI, como instalação de internet sem fio (wireless) e sistema de projeção, e suporte técnico presencial. Assim, será mais fácil identificar as possibilidades das ferramentas e utilizá-la em sala de aula.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação