• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 12/03/2013
Professores e Funcionários

Professores de inglês podem se inscrever em seleção para curso de 5 meses nos EUA

Inscrições vão até 22 de março. Selecionados viajarão em janeiro de 2014 com despesas pagas

Fazer um curso de aperfeiçoamento no exterior é, com certeza, um sonho perseguido por muitos educadores. Para um grupo de professores de inglês da rede estadual, esse desejo poderá se tornar realidade. Estão abertas até 22 de março as inscrições para o programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP), que oferece um intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos.

Cinco docentes serão selecionados pela equipe da Secretaria da Educação para disputar uma vaga com educadores de todo o País. Podem se candidatar apenas professores que lecionem a língua inglesa para o Ensino Médio da rede estadual e que tenham, no mínimo, cinco anos de experiência. Outros requisitos também são necessários para concorrer às vagas. Confira aqui quais são eles.

Além de possuir os pré-requisitos, o candidato deve preencher atentamente o formulário de inscrição, que precisa ser assinado e carimbado pela sua escola. O interessado ainda deverá elaborar um currículo resumido e enviar uma fotografia colorida recente.

– Veja aqui o formulário que deve ser preenchido pelo candidato

– Acesse aqui o documento de recomendação que deve ser preenchido pela escola

Os documentos devem ser enviados para a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), localizada na Rua João Ramalho, 1546, sala 7, Perdizes, São Paulo. A inscrição deve ser encaminhada aos cuidados de Jucimeire Bispo. Dúvidas sobre o programa podem ser direcionadas para os e-mails jucimeire.bispo@edunet.sp.gov.br e neide.gaspar@edunet.sp.gov.br.

No dia 12 de abril, a Embaixada Americana e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) divulgam os 30 finalistas, que deverão prestar um exame de proficiência na língua inglesa, o TOEFL, para garantirem suas vagas no ILEP 2014. A taxa do exame será custeada pelo governo americano.

Após essa etapa, os candidatos com as melhores notas na prova passarão por entrevistas na Embaixada Americana e terão seus documentos analisados pela equipe do ILEP nos Estados Unidos. O resultado final dessa seleção será divulgado em setembro deste ano.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Aperfeiçoamento

A iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos tem o objetivo de oferecer a oportunidade de aperfeiçoamento para professores de inglês de diferentes lugares do mundo. O plano do curso inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, o uso de tecnologias em educação.

Os professores selecionados embarcam para os Estados Unidos em janeiro de 2014 e retornam em maio do mesmo ano. Nesse período, além das aulas nas universidades norte-americanas, os docentes farão um estágio nas escolas de Ensino Médio do país.

O programa ainda garante a cobertura das despesas do bolsista, como as passagens de ida e volta dos Estados Unidos, hospedagem em dormitório universitário e seguro saúde, entre outros. Os participantes terão, também, assistência para o visto de intercâmbio.