• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/11/2014
Professores e Funcionários

Ferramenta digital levará ensino da história e cultura africana para alunos da rede estadual

Plataforma pode ser acessada na rede colaborativa Currículo+

Nesta semana, marcada pela comemoração do Dia da Consciência Negra, a Educação lançou uma ferramenta digital denominada “Educação para as relações étnico-raciais”, que levará aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio a História da África e Cultura Afro-brasileira. O material, disponível na rede colaborativa Currículo+, está aberto a todos os professores da rede.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com a plataforma, os professores da rede estadual terão a chance de atualizar e aprimorar o conhecimento sobre o tema, e propor aos alunos atividades relacionadas ao assunto. A ferramenta completa as ações já implantadas na rede, incluindo cursos de capacitação continuada para gestores e professores coordenadores interlocutores de Educação para as Relações Étnico-Raciais das 91 diretorias de ensino do Estado.

1 ano de Conselho Escolar Quilombola

A partir desta quinta-feira (20), a Educação também celebra o primeiro ano de fundação do primeiro conselho de educação escolar quilombola do País. Formado por lideranças da comunidade e especialistas de universidades, incluindo USP, Unicamp, Unesp e Zumbi dos Palmares, o grupo acompanha e colabora na execução da política específica de educação escolar quilombola.

O grupo também faz trabalhos para resgatar e preservar a tradição cultural dos povos quilombolas, além de aprimorar a qualidade do ensino para estes povoados. Uma das primeiras iniciativas do grupo, a inclusão do cadastro para identificar o público quilombola na rede no ato da matrícula ou transferência dos estudantes, está disponível desde o primeiro semestre de 2014, com funcionamento em todas as diretorias de ensino.